Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Quinta - 31 de Outubro de 2013 às 19:15

    Imprimir


Cinco publicações que contam a trajetória do Tribunal de Contas de Mato Grosso foram lançadas pelos autores na tarde desta quarta-feira (30.10), durante evento comemorativo aos 60 anos do TCE-MT, realizado no auditório da Escola Superior de Contas. Os lançamentos ocorreram após a palestra do historiador Laurentino Gomes, com o tema "A Construção do Brasil: da Independência à República". Ao mencionar a data comemorativa dos 60 anos do TCE-MT, o presidente José Carlos Novelli falou sobre a consolidação do Tribunal como instituição de referência no controle externo e sobre a importância do registro da história da instituição descritas também na visão dos servidores.

As obras lançadas são: “O lado pitoresco das auditorias"" do auditor aposentado do TCE-MT, Reinaldo Thommen, “Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon- Relíquias do Telegrafista Tocantins, de autoria de Ivan Echeverria e Aecim Tocantins, “Caminhando no passado"", e “Rescaldo Político"", do ex-servidor do TCE-MT, Armando Santana Modesto. Também foram lançadas a ""Carta de Serviços ao Cidadão"", a publicação “Resultados Efetivos 2006-2011"", o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo do TCE-MT da Editora Publicontas, do Tribunal de Contas de Mato Grosso. e “Cinquenta + 10 anos de História do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso"", da Editora Tanta Tintas.
.
O livro “O lado pitoresco das auditorias"" de autoria do auditor Reinaldo Thomen relata crônicas sobre as auditorias realizadas pelo autor e por outros colegas de profissão durante as inspeções e in loco realizadas pelas equipes do TCE-MT. De forma leve e bem-humorada, ele busca o lado pitoresco e humano da atividade de controle externo em um Mato Grosso pré-divisão, servindo de registro sociológico de um período, de um território e dos seus desbravadores. “A produção deste livro foi um processo de garimpagem, que escrevi por incentivo e apoio dos meus colegas auditores, desses 28 anos como auditor, conheci Mato Grosso de sul, leste a oeste. Para mim foi gratificante poder escrevê-lo, e o único objetivo deste livro é fazer as pessoas rirem”, afirmou o autor.

As obras de Armando Santana Modesto,""Caminhando no Passado"" e “Rescaldo Político” relatam fatos históricos de Mato Grosso e fala sobre as aventuras do narrador desbravando as terras de Rondon o qual buscou registrar suas percepções, o que colaborou para a história e o progresso científico do Estado. “É um momento de intensa alegria por estar cumprindo a promessa que fiz ao meu pai. Ele deixou escrito dois livros contam dos bastidores da política de MT nas décadas de 50 e 60 e outra, uma passeio que podemos fazer pelas ruas antigas de Cuiabá com fatos importantes sobre a história e os fatos curiosos da vida da capital"", explicou o filho do autor, Marcelo Augusto Santana Modesto.

O livro “Cartas do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon- Relíquias do Telegrafista Tocantins, faz um resgate da memória e do legado de Marechal Cândido da Silva Rondon na construção do estado de Mato Grosso, sob o olhar do primeiro servidor do TCE-MT, Aecim Tocantins, e pelo atual presidente do Conselheiro Regional de Contabilidade, Ivan Echeverria. “ O livro conta a saga de Marechal Rondon tendo como fonte as cartas escritas por ele e que estavam guardadas pelo bibliógrafo Aecim Tocantins. Ela foi escrita pela professora e historiadora Elizabeth Madureira Siqueira que nos auxiliou na transformação das cartas nesta obra "", comentou.

60 anos de História

Durante o evento, o conselheiro Antonio Joaquim comentou sobre os 60 anos do TCE-MT que se tornou instituição de referência no país. “Houve um processo de evolução que propiciou o reconhecimento do TCE-MT no Brasil inteiro e até em países como Moçambique, Angola, Peru, Chile. É um processo revolucionário, a visibilidade que o TCE-MT conquistou, que foi resultado de atitudes e programas que tem respostas úteis à sociedade, como o Geo-obras, o GPE, o sistema de transparência, a disponibilidade deste pacote de informações ao cidadão, a agilidade nos julgamentos, de resultados de políticas públicas. Nós saímos daquela auditoria de ficar presa à legalidade para o reflexo da gestão nos indicadores de políticas públicas. Atitudes que numa democracia são essenciais, e não há democracia sem controle, e um controle no nível oferecido pelo TCE-MT é um presente para a sociedade. Hoje somos, orgulhosamente uma referência no Brasil inteiro"", disse Antonio Joaquim.

O conselheiro aposentado Ubiratan Spinelli lembrou de sua trajetória à frente da instituição e da modernização notável ao longo dos anos. “Para mim é um orgulho estar presente e participando dos 60 anos do Tribunal. Fico satisfeito em ver o TCE- MT se tornar uma instituição de referência nacional e da América do Sul e poder acompanhar todo o processo de modernização pela qual passou especialmente nos últimos 10 anos"", afirmou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/3932/visualizar/