Com a Policlínica do Planalto interditada desde o último domingo (27), após os estragos causados pela chuva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou um plano emergencial para garantir o atendimento à população. A pasta aumentou o número de profissionais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro e em outras policlínicas.
Os pacientes que buscam o Planalto para atendimento estão sendo orientados a procurar outras unidades. Além disso, enfermeiros e uma ambulância estão sendo mantidos no local para prestar primeiros-socorros e transportar pacientes graves.
Os casos de urgência e emergência estão sendo referenciados para as policlínicas do Coxipó, Verdão e Pascoal Ramos e UPA Morada do Ouro. De acordo com a SMS, o trabalho desempenhado tem surtido efeito e os pacientes estão sendo atendidos.
Nesta quinta-feira (31), a prefeitura deve receber orçamento de 3 empresas procuradas para a realização dos reparos. O Departamento de Obras da SMS verificou que a chuva causou danos no telhado, nas calhas, cumieiras e no forro de gesso da policlínica. Como há previsão de novos temporais, a unidade teve que ser interditada para garantir a segurança de pacientes e funcionários.
Os trabalhos de reparos dos danos preveem a retirada da cobertura, reposição e realinhamento do madeiramento, substituição das telhas, limpeza das calhas e desobstrução dos tubos de escoamento de água, além da recomposição do forro de gesso e pintura.