Os 215 presos da cadeia de Sorriso estão em greve de fome há 24 horas. Nesse período, eles apenas ingeriram água. Uma fonte confirmou, ao Só Notícias, que os reeducandos são contrários ao padrão de ações desenvolvidas pela direção na unidade e reivindicam a indicação de um novo nome para o cargo, ocupado interinamente por Itamar Gonçalo da Costa. Ele, que está em Cuiabá, já foi comunicado e está retornando para a cidade.
"Eles são contrários ao padrão que estamos desenvolvendo na fiscalização dos detentos. A reivindicação é de que haja uma nova direção, querem um novo diretor", afirmou a fonte, antecipando que as ações implementadas até momento não devem mudar. À princípio, ainda não foi estabelecido diálogo para o fim do protesto.
Na sexta-feira (25), agentes prisionais, que estavam de folga, e policiais militares foram acionados pela direção da cadeia. Segundo informações de uma fonte, os presos se rebelaram e um princípio de motim foi registrado. A confusão começou quando os presos estavam se dirigindo para a área de "banho de sol".
A Polícia Militar informou, ao Só Notícias, que a confusão foi controlada pouco tempo depois. Segundo a PM, dois detentos teriam iniciado uma briga e um agente prisional, para apartar, teria efetuado um disparo de arma não letal. Os presos não gostaram da atitude e a confusão foi gerada.
No entanto, com a chegada de reforços, o princípio de motim foi controlado. Não foi confirmado se houve algum ferido. A unidade de Sorriso sofre com a superlotação de presos.