Nova Olímpia viveu no último sábado (dia 26) uma noite de cinema. Na quadra esportiva da escola municipal Sagrado Coração de Jesus, o ator, diretor e cineasta Amauri Tangará e a produtora Tati Mendes encerraram a Oficina de Cinema "Terceiro Olhar" com apresentação de curtas brasileiros, entrega de certificados aos mais de 30 alunos, exibição do filme "Pobre é quem não tem Jipe" e o curta "Obra Prima", criado e filmado durante a oficina.
A comunidade nova-olimpiense pode se ver na telona, atuando no curta "Obra Prima", o filme que retrata o artista e a sua criação: uma estátua feita de sucata, batizada de A Guardiã.
Entre os convidados, os alunos, servidores municipais da secretaria de Assistência Social e do departamento de Cultura, integrantes dos grupos de teatros NÓ e Hátores, professores, admiradores da sétima arte e autoridades municipais, como o prefeito municipal Cristovão Masson, primeira-dama Selma Masson e o vereador Josimar de Lima, participaram do encerramento da oficina e entrega de certificados.
Segundo Amauri Tangará, a oficina foi muito produtiva. “Tivemos uma turma dedicada e competente. Desse grupo, vão sair, não só atores, mas diretores, roteiristas. Vocês tem um grande potencial, tanto que em uma semana, produzimos um filme e com certeza, com a capacidade, criatividade que vocês tem, outros filmes serão realizados aqui na cidade", disse o cineasta, destacando que a partir da oficina, está deixando em Nova Olímpia várias pessoas multiplicando a ideia de fazer o cinema acontecer. A oficina aconteceu no período de 21 a 25 deste mês.
Amauri agradeceu a Prefeitura de Nova Olímpia, através da secretaria de Assistência Social pela parceria no Projeto que além de descobrir talentos, propaga a arte de fazer cinema. Na oportunidade, Amauri entregou ao prefeito Cristovão e a primeira Dama Selma, uma cópia do Curta "Obra Prima".
O cineasta também agradeceu o Cine Patropi (Campo Novo dos Parecis) que, além da tela de cinema e projetor, trouxe pipoca de graça a centenas de pessoas que foram prestigiar o encerramento da Oficina.
TERCEIRO OLHAR - Nova Olímpia foi a 11ª cidade de Mato Grosso a receber a Oficina de Cinema ‘Terceiro Olhar’, do cineasta, teatrólogo, roteirista e ator Amauri Tangará. O projeto iniciou na segunda-feira, 21 e foi encerrado no sábado (26), com a projeção do filme "Obra Prima" produzido pelos alunos participantes da Oficina.
Terceiro Olhar foi possível graças a uma parceria da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Departamento de Cultura da Secretaria de Educação com a CIA D"Artes do Brasil.
Em Mato Grosso, o projeto já esteve em Primavera do Leste, Diamantino, Alto Paraguai, Várzea Grande, Campo Novo do Parecis, Salto do Céu, Cáceres, Jaurú e por último, Tangará da Serra, e por último em Nova Olímpia.
CAFUNDÓ - Também em Nova Olímpia, Amauri apresentou o aclamado espetáculo Cafundó - Onde o Vento Faz a Curva, levando ao público que lotou o Cine Teatro os mitos, as lendas e as tradições do Pantanal brasileiro.