Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sábado - 26 de Outubro de 2013 às 18:54

    Imprimir


Policiais e outros agentes que integram a segurança pública em Mato Grosso realizaram, durante esta semana, o curso de Operações de Inteligência para atuar no período da Copa do Mundo de 2014. Na manhã deste sábado (26), foi realizada uma simulação no cais do Porto, em Cuiabá, para encerrar a capacitação, que durou 50 horas.

O curso é uma parceria da Secretaria de Segurança Pública do estado com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. A qualificação durou seis dias. Os alunos tiveram aulas teóricas e, depois, aulas práticas. Na capacitação, eles investigaram um suposto grupo de traficantes de drogas, e puderam contar com recursos como interceptação telefônica e a utilização de aeronaves e embarcações.

Na simulação deste sábado, um barco chegou ao cais com quatro homens armados em busca de drogas. Então, policiais que acompanhavam tudo de perto entraram em ação, saindo camuflados de dentro da mata, com o apoio de um barco e de um helicóptero. O relatório da ação foi entregue para a equipe de operações da Polícia Civil.

O programa, que tem como objetivo aperfeiçoar as técnicas de ação dos agentes, prevê ainda uma terceira edição. No total, serão formados 120 profissionais para atuarem na Copa do Mundo de 2014.

“Nós temos ferramentas que possibilitam o uso de intervenções aéreas, com o apoio do Ciopaer [Centro Integrado de Operações Aéreas]. Nós temos a possibilidade de operações ribeirinhas ou aquáticas através da Dema [Delegacia do Meio Ambiente], do Batalhão Ambiental, do Corpo de Bombeiros, e até da Capitania dos Portos da Marinha que possa nos auxiliar", disse o titular da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil, Marcos Veloso.

O coordenador do curso, Juliano Carvalho, afirma que a qualificação deve continuar e diz acreditar que a equipe estará pronta para atuar no Mundial do ano que vem. “A preparação é contínua. A gente nunca sabe tudo, nunca está totalmente preparado. Mas isso já é um sinal, nós vamos fazer novos cursos, e quando chegar a Copa nós estaremos mais do que preparados, pode ter certeza", disse.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/4289/visualizar/