Em Mato Grosso, onde quase 160 mil estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) hoje e amanhã(26 e 27), a UFMT oferecerá dois novos cursos nos campi de Cuiabá e Rondonópolis. O de Libras, a língua de sinais, será instalado na capital. Já o bacharelado em Geografia está autorizado para a unidade de Rondonópolis(220 km ao sul de Cuiabá).
Divididas entre o primeiro e o segundo semestre, a UFMT abrirá pouco mais de 5.180 vagas para 2014. Essa é a maior e primeira universidade pública do Estado a substituir o vestibular tradicional pelo Enem, desde 2009.
Quem for fazer as provas do Enem em Mato Grosso deve ficar atento ao relógio. Aqui, o início da aplicação das provas está previsto para as 12h, no horário local. Uma hora antes, às 11hs, o acesso estará autorizado, mas os portões serão fechados às 12hs, conforme informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O cartão de respostas só pode ser marcado com caneta preta, de material transparente. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, ipod, ipad, pendrives, mp3players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens.
Está proibido, também o uso der óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras. E, por medida de precaução, é bom não deixar objeto eletrônico no seu bolso. Tudo que estiver com o candidato, como carteira e bolsa, deve guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. O candidato pode ser eliminado se for pego com qualquer objeto durante a prova, ainda que não esteja utilizando.
Assim como nos últimos anos, serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, hoje, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
No segundo dia, neste domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Na identificação pessoal para fazer o exame são aceitos, entre outros, documentos de Identidade (RG), tanto civil como profissional de expedidos por forças policiais(PM, Civil, Federal) e do Exército, assim como as carteiras expedidas por conselhos de classes e reconhecidas por lei como documento de identificação. Não são aceitos certidão de nascimento, casamento, título de eleitor, carteira estudantil, crachás ou cópia de documentos, mesmo que autenticadas.