A criação de condições para proporcionar o aumento de produção de água em quantidade e qualidade para suprir todas as necessidades da população e o desenvolvimento das atividades econômicas, foi o foco da reunião que ocorreu na quinta-feira (24.10) em Diamantino.
O engenheiro agrônomo Décio Eloi Siebert destacou que 30% de toda água do Pantanal é proveniente da região de Diamantino. “É um número expressivo, temos que preservar nossas nascentes. O Mato Grosso é um Estado exportador de água, todas as bacias que nascem no Mato Grosso vão para os outros Estados. Não recebemos água de ninguém por isso temos que cuidar da nossa riqueza natural ”, advertiu.
O prefeito Juviano Lincoln abordou sobre o trabalho compartilhado em prol da preservação das nascentes e das Áreas de Preservação Permanentes (APP). O objetivo do evento é discutir e apresentar a metodologia de construção do pacto que pretende estabelecer políticas públicas positivas e integradoras nos municípios que compõem as cabeceiras do Pantanal, garantindo a harmonia social, econômica e ambiental neste importante patrimônio natural.
Entre os apoiadores da iniciativa está a The Nature Conservancy (TNC), uma das maiores organizações ambientais do mundo. A organização atua no Pantanal por meio de iniciativas para redução dos danos causados por investimentos na área de infraestrutura e com atividades para a conservação da água doce em parceria com o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), através da Aliança EcoÁgua Pantanal.
A iniciativa é capitaneada pelo WWF e conta com a participação de diversas outras instituições, como a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT), o Consórcio Complexo Nascentes do Pantanal, o comitê da bacia hidrográfica do Sepotuba, a Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), o Sindicato dos Técnicos da Educação Superior da UNEMAT, o Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), através da Aliança EcoÁgua Pantanal e o Banco HSBC, por meio do programa HSBC pela Água.
O Governo Municipal de Diamantino realizou o encontro que contou com a participação de membros da sociedade civil, vereadores e servidores públicos, para despertar a importância da preservação ambiental.