Os 28 km entre Cuiabá e Várzea Grande da Rodovia dos Imigrantes está definitivamente federalizada. Em precária situação, o trecho entre as duas mais importantes cidades de Mato Grosso chegam a atrasar o escoamento da safra agrícola em cerca de 9 horas entre a capital do Estado e o município de Rondonópolis, onde hoje se encontra o maior terminal ferroviário da América Latina.
"Essa é uma luta desde quanto eu assumi como deputado estadual e estou tendo o prazer como governador de Mato Grosso de anunciar a solução definitiva, sendo que uma operação de recuperação dos 28 km está pronta para ser executada a um custo de R$28 milhões e representa o inicio definitivo de outras obras como a duplicação do trecho, inclusive da Ponte Pênsil Juscelino Kubitschek a um custo estimado da ordem de R$ 150 milhões que serão todos bancados pelo governo da presidente Dilma Rousseff", comemorou o governador Silval Barbosa.
O chefe do Poder Executivo lembrou ainda do empenho de toda a bancada federal de Mato Grosso, principalmente do deputado Wellington Fagundes (PR) para que a federalização fosse confirmada e assinalou que essa obra aliada a outras como a duplicação da BR-163/364 e 070 representam a confiança do governo federal na produção do agronegócio que atingiu patamares de 2012 a 2013 da ordem de US$ 83,9 bilhões em exportações.
"Já autorizei o secretário de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira a repassar ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes - Dnit dos projetos de recuperação e de duplicação da Rodovia dos Imigrantes, inclusive do processo licitatório que fizemos para garantir que assim que a federalização acontecesse o Governo Federal agilizasse o inicio das obras de recuperação desta importante artéria de escoamento da safra agrícola e dos produtos de Mato Grosso", explicou Silval Barbosa que espera ainda nesta semana finalizar com o ministro César Borges o inicio das obras.
Atendendo pedido do Governo de Mato Grosso, a presidente Dilma Rousseff inseriu a Rodovia dos Imigrantes no Programa de Aceleração dos Crescimento - PAC para evitar que os valores da obra fossem contingenciados e se tornassem prioritários, o que deverá acelerar as obras de recuperação e o inicio das obras de duplicação que ampliarão a quilometragem para 56 km e mais a duplicação da Ponte Pênsil, uma obra de dois anos de duração.