O 1º Seminário “Cenário Estratégicos de Mato Grosso”, que seria realizado nesta segunda-feira (21), em Cuiabá, foi adiado devido ao falecimento do deputado federal Homero Pereira (PSD), ocorrido neste domingo (20).
De acordo com o idealizador do seminário, deputado estadual José Riva (PSD), não há clima para a realização do evento. “Em virtude do falecimento do companheiro Homero Pereira, vamos adiar o seminário, até porque o enterro deve acontecer no mesmo horário em que o evento estaria ocorrendo. Todos da classe política e a sociedade mato-grossense estão tristes com a morte do Homero, que tanto contribuiu para esse Estado. Por isso, não há clima para realizar o seminário agora. Vamos agendar uma nova data”, explicou.
Riva também lembrou que os principais envolvidos na discussão do seminário querem prestar a sua última homenagem a Homero. “Não temos condições de promover o evento na data do enterro de um deputado federal, de uma pessoa próxima e querida como o Homero Pereira. Vamos estar junto com a família, prestando as nossas condolências, no velório e enterro do nosso amigo”, afirmou o parlamentar.
O translado do corpo de Homero Pereira para Cuiabá acontece na noite deste domingo. O velório será no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), ainda sem horário definido, e o enterro na segunda-feira (21).
SEMINÁRIO – O seminário será realizado em outra data e contará com a elaboração de um perfil atualizado da economia e da atividade produtiva em Mato Grosso, formatando estratégias e apontando soluções através do debate entre os vários segmentos.
O evento aconteceria no Cenarium Rural, na tarde de segunda-feira. Entre os convidados, estavam o diplomata João Carlos Parkinson de Castro, do ministério das Relações Exteriores, o Conselheiro Comercial da Embaixada da China no Brasil, Wang Qingyuan e o técnico do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), Carlos Wagner de Albuquerque Oliveira. O senador Blairo Maggi (PR) e o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, participarão como debatedores ao lado dos presidentes da Famato, Fiemt e CDL.
HOMERO PEREIRA – O deputado federal faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), em decorrência da metástase de um Adenocarcinoma (tumor maligno), originado no estômago. Homero iniciou sua vida pública como secretário de Agricultura na gestão do então governador Jayme Campos (DEM), em 1990. Teve atuação destacada como presidente da Famato, foi superintendente da Conab, deputado estadual e estava no segundo mandato de deputado federal, sendo presidente da Frente Parlamentar de Agricultura. Encerrou sua vida pública há 15 dias, quando decidiu se aposentar para focar no tratamento de saúde. Homero tinha 57 anos, deixa esposa e um casal de filhos.