Dona de mais de 3,2 mil terrenos, a prefeitura de Cuiabá não sabe ao certo a situação, nem tampouco a localização de todos eles. Para tentar resolver o problema, que inviabiliza a destinação de espaços para a construção de creches, escolas, postos de saúde e praças, tem trabalhado levantando dados sobre cada uma das escrituras.
Prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) ressalta que quando iniciou a gestão, não havia nenhum dado confiável sobre a quantidade de terrenos. “Só sabíamos que eles existiam, ao menos em tese”. Por conta disso, determinou o levantamento junto aos cartórios de todas as escrituras existentes em nome da prefeitura.
De posse destes dados, técnicos estão trabalhando na localização destes terrenos. “Temos certeza que, ao longo dos anos, vários destes espaços foram invadidos. É preciso lembrar que tivemos ao longo dos anos políticos que incentivavam as invasões de terras públicas e isso com certeza aconteceu em Cuiabá”.
Uma das dificuldades encontradas por Mendes por conta do problema é o de destinar espaços para a criação de novos distritos industriais, um em cada região da cidade. “Hoje em dia não se criam mais distritos longe dos bairros, com grandes áreas. O ideal é criarmos espaços menores, próximos aos bairros que concentrarão os trabalhadores, para que eles se desloquem menos, ordenando a cidade”.
Mendes ainda não tem prazo para implementar os distritos. “Tudo vai depender do fechamento deste levantamento. Se ele é impossível planejar o crescimento da cidade”.