Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Segunda - 21 de Outubro de 2013 às 07:48

    Imprimir


 Mulheres com predisposição à infecções devem redobrar o cuidado com as calcinhas fio dental Foto: Getty Images
Mulheres com predisposição à infecções devem redobrar o cuidado com as calcinhas fio dental Foto: Getty Images

A calcinha estilo fio dental pode fazer maravilhas para a vida a dois, mas vale saber que também pode trazer alguns prejuízos para a saúde. Para explicar como isso acontece, o site do jornal Huffington Post ouviu Jill M. Rabin, professora do Albert Eisten College of Medicine, além da doutora Shieva Ghofrany, do Stamford Hospital. Confira abaixo mitos, verdades e cuidados.

O fio dental não é sempre um risco

“Isso realmente depende da sua propensão para infecção. Se alguém é saudável, não existem riscos”, explicou Jill. “A questão é que se você tem uma predisposição para ter infecções, como urinária ou vaginal, realmente pode ser mais difícil se livrar delas se estiver usando calcinha fio dental”, completou.


Características que oferecem risco

Muitas calcinhas fio dental, particularmente as mais rendadas e sensuais, são feitas de materiais que não deixam a pele respirar, ao contrário do algodão. No entanto, nem mesmo as calcinhas fio dental de algodão são 100% seguras. Isso porque, de acordo com as especialistas, o modelo cavado deixa a vulva feminina mais exposta a qualquer material que a mulher estiver vestindo, como lycra ou jeans.


Por fim, elas explicam que o tecido fino na região da virilha pode se deslocar e transferir bactérias de um lugar para o outro. “Se você tem uma pequena bactéria – a e. coli é a mais comum no cólon – no tecido e você é fisicamente ativa, o material vai se mover”, acrescentou Jill. Ela explicou que essa bactéria precisa se mover apenas um pouquinho para penetrar na vagina ou na uretra, causando infecções.


Infecções e irritações

As infecções podem ocorrer quando o equilíbrio do ambiente vaginal, incluindo os níveis de umidade de secreções vaginais, está em risco, diz Shieva. Os problemas mais comuns quando isso acontece são as infecções por fungos ou por bactérias, principalmente a vaginose bacteriana. A bactéria extra geralmente se manifesta pelo aumento da secreção, o que Shieva descreve como “ciclo vicioso do uso de fio dental”. O modelo também pode causar a irritação externa. Shieva afirma que já viu muitas pacientes com marcas na pele da vulva e perto do reto, exatamente na marca onde fica o fio dental.


Quanto aos riscos médicos mais perigosos, estão problemas como hemorroidas. A especialista afirma que as calcinhas deste modelo não podem causar a doença, mas podem agravá-la. “Pode irritar o reto e inflamar ainda mais as hemorróidas", completa.


No período menstrual

Se você já é propensa a infecções, o período menstrual é um momento particularmente vulnerável. "O PH da vagina é normalmente ácido e o sangue aumenta o PH”, afirmou Jill. Ela explicou que com o PH alto, a chance das bactérias evoluírem é maior. Para evitar todos estes problemas, as especialistas recomendam a higienização criteriosa das calcinhas fio dental e também das partes íntimas.
 





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/4748/visualizar/