Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Educação
Sábado - 14 de Dezembro de 2013 às 13:16
Por: GUSTAVO NASCIMENTO

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de 100 novas vagas para o curso de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A medida faz parte do programa “Mais Médicos” que visa aumentar o número de profissionais nas regiões mais carentes do país. 

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (12), 560 novas vagas de medicina serão disponibilizadas para sete faculdades federais. 

Conforme o DOU, das 100 novas vagas disponíveis para a UFMT, 60 serão destinadas para o Campus de Sinop (481 km ao norte Cuiabá). O Campus de Rondonópolis (217 km ao sul de Cuiabá) foi contemplado com as outras 40 vagas. 

O Campus da Capital não recebeu nenhuma vaga a mais. Em Cuiabá o curso já conta com 80 vagas por semestre. 

As outras 460 vagas foram divididas entre os estados de Pernambuco, Maranhão, Bahia e Minas Gerais. Maranhão e Minas Gerais foram os maiores contemplados, cada um com 160 novas vagas para o curso. Pernambuco terá 80 novas vagas enquanto a Bahia foi o estado menos contemplado com apenas 60 vagas . 

No início do mês, o MEC havia divulgado uma relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deveria atender diversos critérios como ter no mínimo 70 mil habitantes, não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. Em Mato Grosso 42 prefeituras cumpriam os pré-requisitos exigidos pela pasta e pediram a inclusão no programa, porém nenhuma cidade mato-grossense foi relacionada para a lista. 

A prefeitura de Barra do Garças (515 km km ao leste de Cuiabá) tentou recorrer ao Superior Tribunal de Justiça na tentativa de conseguir efetuar a inscrição do município, mas a prefeitura obteve nova derrota e não foi selecionada. 

O Programa Mais Médicos prevê ainda a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Atualmente, existem por volta de 18 mil vagas disponíveis no país. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/496/visualizar/