Valdiram mais uma vez protagonizou um episódio no qual foi derrotado pela dependência química. Jogador do Vasco nas temporadas de 2006 e 2007, o atacante foi dispensado na quinta-feira pelo Comercial-AL, após ter roubado um celular e ir para uma região de boca de fumo, de acordo com os dirigentes do clube de Viçosa:
"Ele estava em um estado de terror. Onde o encontraram havia muitas latas usadas para consumir drogas, além de cachimbo e vela. Ligamos para o pai do Valdiram, que foi lá buscá-lo, que nem sabia onde estava", afirmou o presidente do Comercial, Flavius Flaubert, ao site TNH1.
De acordo com Flaubert, Valdiram chegou ao Comercial como exemplo de superação. Mas, aos poucos, mudou de comportamento: "ele teve uma recaída. Voltou a beber, usar drogas e até roubou. Os problemas voltaram e tivemos que dispensá-lo. Ele chegou a roubar um Iphone de um jogador nosso e vendeu por R$ 50. É uma pena, mas isso é uma doença".
Valdiram já foi detido por três vezes por tentativa de estupro - uma delas em Portugal, em 2004, no qual teria tentado esfaquear um homem, segundo o diário português Record. Após ser artilheiro do Vasco na Copa do Brasil de 2006 (ano do vice-campeonato para o Flamengo), o atacante foi dispensado no ano seguinte pelo técnico Renato Gaúcho, por chegar embrigadado ao treino. Em seguida, perambulou por clubes do Nordeste e por Bonsucesso e Bangu, sem se firmar