O presidente do PSD, vice-governador Chico Daltro, afirmou que a chapa de candidatos majoritários da base governista deve ser decidida entre o final de março e o começo de abril.
Esse é o período que o governador Silval Barbosa (PMDB) tem para se desvincular do cargo, caso decida ser candidato a senador.
Daltro negou que já haja uma definição de que Silval vá se candidatar e ele, assumir o Governo, para posteriormente disputar a reeleição, conforme divulgou a revista Veja desta semana.
Nesse período, o grupo de sete partidos governistas que decidiram se unir fará pesquisas qualitativas e avaliações de cenário. para escolher a melhor chapa para enfrentar a oposição, que trabalha para lançar o senador Pedro Taques (PDT) ao Governo.
“Não tem demora nenhuma. O prazo que nós temos para definir candidato é até 30 de junho. Nós só vamos ter uma definição no final de março porque haverá a decisão do governador, senão teríamos uma decisão somente em junho”, disse.
“Esse cenário traçado pela Veja é uma previsão. A revista colocou informações baseadas não sei em quê. Mas o governador anunciou que vai anunciar a decisão dele ao final de março. Posso ser candidato a governador, se o meu partido deliberar a indicação da minha candidatura, e os demais partidos deliberarem e apoiarem”, completou.
Daltro disse que, pela dimensão e força política do PSD, o partido pretende disputar uma posição na chapa majoritária.
Porém, ele evitou falar em nomes por enquanto, e prefere aguardar a decisão de Silval que, de acordo com ele, influenciará a definição de todos os partidos da coligação.
O PSD fará um encontro estadual no dia 6 de fevereiro para debater as eleições deste ano.
Na pauta, estará a manutenção da aliança formada este mês, reunindo sete partidos da base governista – PMDB, PSD, PT, PR, PC do B, PROS e PP.
Daltro defendeu que os partidos que decidiram apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) permaneçam unidos, pois, desse modo, em sua avaliação, qualquer candidato lançado pelo grupo para disputar o governo terá viabilidade.
* A repórter Laíse Lucatelli viajou a Vila Rica a convite da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom-MT).