A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) informou, nesta quinta-feira (23), que os Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, e da Barra do Pari, em Várzea Grande, serão inaugurados em abril.
Incluídas na Matriz de Responsabilidade para realização do evento, assinada pelo Governo do Estado com o Governo Federal e Federação Internacional de Futebol (Fifa), as obras são essenciais para a realização do evento e enfrentaram atrasos no último ano.
Os Centros de Treinamento de Seleções são compostos de hotel e campo de treinamento e serão os locais de concentração das 32 seleções de futebol que disputarão a Copa do Mundo.
As acomodações são avaliadas pelo Fifa Accommodation Office (FAO) e os campos de treinamento, pelo COL.
No mês de setembro, o 7° relatório de obras apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontava que os atrasos, principalmente no COT da Barra do Pari, eram preocupantes.
Até julho de 2013, 17,48% da obra haviam sido executadas, quando o esperado era que 74,97% do local estivessem prontos. Naquela ocasião, a expectativa era de que o COT fosse entregue em outubro, prazo descumprido.
Sem informar percentagem, hoje a Secopa garantiu que várias frentes de trabalho estão em andamento na Barra do Pari, entre elas, a montagem para construção das arquibancadas e a drenagem do campo de treinamento.
Ainda, segundo a pasta, na parte interna do prédio anexo ao campo, os trabalhadores executam o contra piso e a instalação elétrica e hidráulica. Outra frente de trabalho diz respeito à rede de tratamento de esgoto e caixas para o reuso da água.
O COT da Barra do Pari está orçado em pouco mais de R$ 25,5 milhões.
Segundo o Governo do Estado, o local terá uma área total de 52 mil metros quadrados, capacidade para três mil torcedores e 250 vagas de estacionamento, 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos.
Considerado o primeiro estádio de Várzea Grande, o Centro de Treinamento do Pari terá ainda salas de imprensa, cabine de transmissão, vestiários, camarotes, lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante.
COT UFMT
Previsto para ser entregue em dezembro passado, o Centro Oficial de Treinamento da UFMT também teve o prazo estendido.
Quando o TCE apresentou o 7° relatório, a obra tinha apenas 7,42% dos serviços concluídos.
Orçado em R$ 15,8 milhões, a obra apresentava atrasos que variavam de 60 a 90 dias, segundo o Tribunal de Contas.
Agora, conforme a Secopa, a obra está na fase de concretagem das duas torres de iluminação e os trabalhos de drenagem no campo estão próximas da finalização.
A concretagem do prédio que irá abrigar os camarotes, vestiários e restaurantes também prosseguem, segundo a pasta.