Uma das principais lideranças do PSD em Mato Grosso, o deputado estadual José Riva negou que o partido tenha indicado o nome do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, para assumir o comando do Ministério da Agricultura. Secretário-geral da sigla, o parlamentar ressaltou que, na atual composição ministerial da presidente Dilma Rousseff, a pasta está e deverá ficar sob o comando do PMDB.
O parlamentar se disse surpreso com as informações a respeito do assunto e garantiu que não houve indicação nem por parte do PSD, muito menos de sua parte. Riva destacou que o Ministério da Agricultura nem é do PSD. “Não tem nada disso não. Estranhei quando li os noticiários. Além do mais, o Ministério nem é nosso”, salientou.
Presidente do PSD, o vice-governador Chico Daltro também confirmou que a informação não passa de mera especulação. Ele também ressaltou o respeito à composição ministerial. "O nome de Prado pode ter surgido porque Mato Grosso hoje é o maior produtor do país e expressa a maior força no agronegócio".
“Rui Prado tem grande representatividade no setor do agronegócio e Mato Grosso lidera no país. Mas não houve indicação partidária com o nome dele até porque o Ministério é do PMDB. Além do mais, nem convite por parte da presidente Dilma Rousseff (PT) nós recebemos, então não tem porque indicar alguém. O que acontece é que ele (Prado) é um nome de respaldo e representatividade e os ministros da agricultura geralmente são presidentes de federações, por isso acredito que ele foi lembrado. Mas nem eu, nem meu partido indicamos alguém”, ressaltou.
Rui Prado foi presidente dos produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e da Aprosoja Brasil, do Instituto Ação Verde, Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis. Ele também pertenceu ao Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Câmara Setorial da Soja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Conselho Deliberativo do Sebrae/MT.