Será inaugurado, hoje, às 18h, em Sinop, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. A partir da instalação, o fórum passa a oferecer uma nova maneira do cidadão resolver seus conflitos. O diretor da Comarca de Sinop, juiz Clóvis de Melo, disse, ao Só Notícias, que a expectativa é diminuir o número de processos. No local existe aproximadamente 52 mil em tramitação.
"Com o centro, processos que levariam até quatro anos podem ser resolvidos entre dois e três meses", afirmou. Além disso, explicou que irá facilitar a realização de mutirões, tendo em vista que todos eles são através de conciliações. Alguns, inclusive, já estão sendo estudados, mas sem datas definidas.
Conforme o cronograma do Poder Judiciário de Mato Grosso, o município de Peixoto de Azevedo também contará com o serviço a partir desta sexta-feira. No último dia 9 quem passou a oferecer foi Tangará da Serra e no dia 5 a cidade de Juína.
De acordo com publicação do judiciário, os centros de Água Boa e Nova Xavantina devem abrir as portas em fevereiro de 2014. Em Cuiabá, por ser a capital, foi instalada a Central de Conciliação e Mediação de Primeiro Grau.