Ocupado por usuário de drogas, o Ginásio de Esportes 'Fiotão', localizado no Centro de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, está sendo retomado pela prefeitura do município. Há algum tempo a população não pôde mais usar o espaço porque ele se tornou um ponto de consumo e venda de drogas. A retomada do espaço contará com uma equipe permanente da Polícia Civil para afastar e investigar traficantes de drogas.
O ginásio fica ao lado do terminal de ônibus André Maggi, região onde há grande circulação de pessoas. Nesta segunda-feira (27), começou o trabalho de limpeza. Havia calçados, roupas, restos de alimentos e outros objetos espalhados pelo local.
Das 39 pessoas encontradas perambulando pelo ginásio, 29 são homens e o restante mulheres. Todos revelaram que são dependentes químicos, mas apenas nove aceitaram ser encaminhados para centros de tratamento. A próxima etapa do trabalho será repressiva. As autoridades já identificaram a ação de grupos de traficantes que fornecem drogas nessa região. Ainda nesta semana, a Polícia Civil informou que vai montar uma base de investigação no ginásio.
Toda a estrutura deve ser recuperada. Além da limpeza, o prédio deve passar por uma pintura interna e externa, reforma nos banheiros, vestiários e no piso. Também deve ser construído um anexo para sediar a Secretaria de Esportes do município. Para colocar o projeto em prática, deve ser investido aproximadamente R$ 500 mil. A previsão é que o ginásio seja entregue em 70 dias, de acordo com o secretário de Esportes de Várzea Grande, Cidomar Arruda.