A segurança pública em Mato Grosso já está capacitada e preparada para atuar em tumultos, eventuais ações terroristas e até no caso das manisfestações de protesto durante a Copa do Mundo. Foi o que garantiu nesta segunda-feira, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ao ser questionado sobre a qualificação de policiais para tratar das ações de protesto. Segundo ele, muitos cursos específicos já foram realizados e centenas de policiais estão qualificados para qualquer tipo de acontecimento.
"Estamos sim bem preparados. Se houver manifestos durante a Copa do Mundo em Cuiabá, sabemos o que fazer e como agir. Nosso planejamento para o Mundial foi muito bem elaborado", disse Bustamante, descartando o boato de que muitos policiais seriam realocados do interior para reforçar o policiamento na capital durante o evento. "Não vai ocorrer isso. Estamos dotando os quartéis. Nesse período, estarão suspenas todas as licenças e férias.Todo o efetivo estará à disposição da Copa do Mundo, sem precisar que ninguém venha do interior", assegurou o secretário.
Bustamante observa que "as manifestações populares são garantidas pela Constituição Federal. Um exemplo disso foi o que ocorreu em julho do ano passado, em todo o Brasil, inclusive Mato Grosso. Aliás, Mato Grosso registrou a maior manifestação na consideração proporcional. Cerca de 10% da população foi às ruas para protestar. Felizmente, não houveram problemas e tudo ocorreu de uma forma organizada, sem baderna e quebradeiras. É assim que tem que ser. De forma ordeira, sem depredação e sem colocar a vida de pessoas em risco", comentou o secretário.
Plano de segurança - O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, entregou, em novembro do ano passado, ao secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o Plano Estratégico de Segurança para a Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em junho de 2014.
Esse Plano foi elaborado com o objetivo de proporcionar aos órgãos de segurança de nível estadual, municipal e federal condições para atuar de forma preventiva e repressiva frente a qualquer situação adversa que possa comprometer a segurança do evento.
O coordenador estadual das atividades operacionais da Copa do Mundo/Fifa 2014, tenente-coronel PM Cleucimar Rabelo de Sousa, afirmou que “precisamos estar preparados para atuar em todas as situações de risco, desde atentados terroristas até manifestações, que foram constantes na Copa das Confederações”.
Novos caveiras - A Polícia Militar de Mato Grosso formou na última sexta-feira (24) mais cinco policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade, um deles da Polícia Militar do Estado do Acre. A formatura do curso de ‘Operações Especiais’ (Coesp) ocorreu na sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Av. do CPA, em Cuiabá, e contou com simulações de atividades práticas dos policiais, como salto aéreo de helicóptero e ocorrência envolvendo artefatos explosivos.