O rompimento de duas adutoras em dois pontos diferentes de Cuiabá deixou moradores sem o abastecimento de água desde segunda-feira (27). Os problemas foram causados nas adutoras das regiões dos bairros Verdão e na Bosque da Saúde. No total, cerca de 11 bairros tiveram o fornecimento de água interrompido. Não há previsão, de acordo com a Concessionária de Água e Esgoto de Cuiabá (CAB), para que o abastecimento volte ao normal.
Dos 11 bairros afetados, seis ficaram sem água devido ao rompimento de uma adutora na região do Bairro Verdão, na capital. A rede de abastecimento de água pertence ao sistema da Estação São Sebastião e abastece bairros como Santa Isabel, Jardim Primavera, Santa Amália, Verdão, Cidade Alta e Cidade Verde. De acordo com a CAB, a adutora que passa pela Avenida Agrícola Paes de Barros sofreu uma nova ruptura no final da manhã desta segunda quando era realizada a instalação de cabos de fibra ótica na obra da Arena Pantanal.
Nas últimas semanas, a tubulação sofreu outras duas rupturas, segundo a CAB. Moradores da Rua da Caridade, no bairro Jardim Primavera, por exemplo, já estão há 15 dias sem água. Para chamar a atenção para o problema, eles bloquearam a via com terra e pedaços de madeira. Célia Rabelo é proprietária de um bufê no bairro e reclama que está tendo prejuízos com a falta d’água.
"Estou tendo prejuízos e já tive que cancelar eventos. Outros já agendados também tive que cancelar”, frisou. A empresária, assim como outros moradores, está tendo que comprar água. Pelo caminhão-pipa que abasteceu a caixa ela pagou R$ 200. Além disso, a empresária tem recorrido à água da chuva que está sendo armazenada em dois tambores.
O agrimensor Erton de Castro também utiliza água da chuva que é armazenada em caixas de isopor. Ele conta que há duas redes de abastecimento no bairro, mas uma não está funcionando. “Uma delas teve que ser fechada quando a empresa começou as obras na Arena Pantanal", argumentou.
De acordo com Célia Rabelo, foi feita uma denúncia ao Ministério Público para a solução do problema, já que os moradores não conseguem uma resposta da CAB de quando o serviço deve ser normalizado. Ela conta ainda que se o serviço não for restabelecido urgentemente, outra rua deve ser bloqueada.
Mais um problema
Também na tarde de segunda-feira, uma empresa prestadora de serviço para uma companhia de telefonia rompeu outra adutora, na região do Bairro Bosque da Saúde, prejudicando o abastecimento de bairros como Bosque da Saúde, Consil, Jardim Alvorada, Rodoviária Parque e Bordas da Chapada.
A concessionária informou que está com equipes trabalhando no local para recuperar as duas adutoras e restabelecer o abastecimento nos bairros afetados pela interrupção. A CAB ainda explicou que a demora no solução do problema ocorre porque o sistema de distribuição necessita de um período para recuperar a pressão e vazão ideais para que a água volte a abastecer as residências.