No município de Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá), 4.646 eleitores terão os títulos cancelados porque não atenderam aos chamados da Justiça Eleitoral para realizarem o cadastramento biométrico. Nesta terça-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) homologou a revisão biométrica já concluída do município.
Com o título cancelado o eleitor não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para tomar posse em cargo público, tirar passaporte, fazer inscrição em instituições de ensino superior e receber benefícios sociais do governo federal.
O processo de revisão devidamente homologado será encaminhado pelo Tribunal ao Juízo da 4ª Zona Eleitoral de Poconé, que deverá lançar no sistema informatizado da Justiça Eleitoral, o cancelamento dos títulos dos eleitores que não se cadastraram.
A revisão do eleitorado de Poconé ocorreu de 16 de julho a 31 de outubro de 2013 e neste período, dos 23.2 mil eleitores do município, 18.554 compareceram aos postos de revisão, enquanto 4.646 não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral.
Relator do processo de revisão, desembargador João Ferreira Filho, explicou que houve uma efetiva divulgação do cadastramento biométrico junto à população de Poconé e que a Justiça Eleitoral disponibilizou toda a estrutura necessária para o atendimento. (Com assessoria)