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Economia
Sexta - 13 de Dezembro de 2013 às 16:06
Por: MARIANNA PERES

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O comércio mato-grossense ampliou em 7,4% o volume de vendas, em outubro, em relação a igual mês do ano passado. O resultado, apresentado ontem pelo IBGE por meio da Pesquisa Semanal do Comércio, mostra que o percentual registrado foi o maior do Centro-Oeste e o oitavo do ranking nacional. No mesmo período de comparação, o segmento fechou outubro com expansão de 5,3% na média Brasil. 

Na região, depois de Mato Grosso está em nono lugar o Mato Grosso Sul com expansão anual de 7,2%. Distrito Federal e Goiás fecharam abaixo da média nacional, 5,1% e 4,7%, respectivamente. 

Conforme o IBGE, considerando o volume de vendas na relação outubro de 2013 versus outubro de 2012, apenas uma unidade da federação apresentou variação negativa: Roraima, com queda de 1,08%. Quanto às variações positivas, as taxas mais significativas foram observadas em: Alagoas (12%), Rio Grande do Norte (10,1%), Maranhão (10,1%), Paraíba (9%) e Paraná (9%). No que diz respeito à participação na composição da taxa do comércio varejista, os destaques foram, pela ordem, São Paulo (6,1%), Rio de Janeiro (4,9%), Paraná (9%), Santa Catarina (4,8%) e Pernambuco (7,7%). 

Em relação ao varejo ampliado - que também engloba os setores de veículos e autopeças e de material de construção - das vinte e sete unidades da federação, 15 obtiveram taxas de crescimento positivas no volume de vendas, as maiores variações ocorreram em Acre (10,4%), Alagoas (10,4%), Amazonas (9,8%), Paraíba (7,6%) e Rio Grande do Norte (7,2%). Em termos de impacto no resultado global do setor, os destaques foram os estados de São Paulo (2,6%), Rio de Janeiro (5,1%), Rio Grande do Sul (5,2%), Paraná (5%) e Pernambuco com 5,8%. 

Ainda por unidades da federação, os resultados com ajuste sazonal para o volume de vendas, na comparação mensal - mês/mês anterior –apontam 18 dos 27 estados com variação positiva, sendo os destaques: Acre (7%), Paraíba (3,6%), Roraima (3,2%), Sergipe (2,7%) e Amazonas (1,7%). Dos negativos, as maiores quedas ocorreram em Ceará (-1%), Mato Grosso do Sul (-0,9%) e Goiás (-0,8%). 

Em relação a outubro de 2012 (série sem ajuste), apenas uma das oito atividades do varejo teve queda no volume de vendas: Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%). As demais taxas, por ordem de importância no resultado global, foram: 3,3% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, 11,9% em outros artigos de uso pessoal e doméstico, 11,4% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, 6,1% em combustíveis e lubrificantes, 5% para móveis e eletrodomésticos, 3,5% em tecidos, vestuário e calçados, 10,5% para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. 





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