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Quarta - 29 de Janeiro de 2014 às 08:39

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Lojistas e comerciantes da Grande Cuiabá têm sido vítimas cada vez mais frequentes do chamado “golpe do boleto”. O esquema se vale de boletos emitidos via internet ou banco, cujo destino dos pagamentos não é a conta da empresa que efetivamente vendeu o produto ou serviço. 

Ontem a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) emitiu uma nota com o alerta, após ouvir relatos de comerciantes prejudicados. São eles que ficam com o prejuízo, já que o consumidor, quando faz o pagamento do boleto, age de boa fé sem saber que o dinheiro não está sendo direcionado à empresa com a qual negociou. 

Empresários comentam que boletos enviados através de bancos também chegavam a seus clientes modificados nos números da conta bancária da empresa, bem como o código de barras. 

De acordo com especialistas em agências bancárias, consultados pela CDL Cuiabá, não se trata possivelmente de um vírus e sim uma alteração realizada por alguém de dentro da empresa fornecedora que emitiu o boleto ou de dentro da agência bancária quando o boleto é enviado ao consumidor. 

O advogado da CDL Cuiabá e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), Otacílio Peron, explica que alguém (hacker ou uma terceira pessoa) altera o número da conta bancária do fornecedor no boleto bancário, lançando novos números que, ao se efetuar o pagamento, o valor da compra acaba indo parar na conta bancária do fraudador.

“O comprador emite o boleto e paga, porém quem vendeu não recebe. Alguns lojistas tiveram este problema recentemente e nos relataram a situação”, diz o advogado da CDL Cuiabá e FCDL/MT, Otacílio Peron. 

Peron comenta ainda que tanto o comprador quanto o fornecedor devem tomar alguns cuidados no momento da emissão do boleto bancário quando for via eletrônica e até mesmo quando o recebe por meio dos Correios. De acordo com o advogado, algumas medidas podem ser tomadas para evitar este tipo de fraude, como, por exemplo, a empresa vendedora ao autorizar a impressão do boleto via eletrônica encaminhar ao comprador por e-mail o número correto de sua conta bancária e do código de barras para que se possa fazer a conferência. 






Fonte: Diário de Cuiabá

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