Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quinta - 30 de Janeiro de 2014 às 09:48
Por: Izabel Barrizon

    Imprimir


Divulgação

Justiça Federal realiza audiência em regime de urgência nesta quinta-feira (30), com representantes da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ((Incra), União e posseiros despejados da terra indígena Marãiwatséde, em Alto Boa Vista ((1.059 km a nordeste de Cuiabá).

A área, conhecida como Posto da Mata, pertence aos índios Xavantes, que tiveram o direito de retornar às terras, em 2012, depois de decisão da Justiça.Juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Ilan Presser, preside a audiência, que tem o objetivo de manter a desintrusão, realizada em 2012, viabilizar e promover a realocação das famílias cadastradas na área.

Na época da desintrusão, houve confronto com oficiais da Força Nacional, e os posseiros realizaram diversos atos de protesto na BR-158, impedindo o tráfego para as cidades vizinhas, Ribeirão Cascalheira, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia.

Há cerca de duas semanas, mais de 50 pessoas retornaram para a área dos índios, e a Justiça determinou a volta de policiais federais e rodoviários na região.

Deputado federal Valtenir Pereira, acompanha a audiência e aguarda que a Justiça Federal interceda junto aos demais órgãos do executivo para que resolva a situação dessas famílias.






Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/5592/visualizar/