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Quinta - 30 de Janeiro de 2014 às 21:55

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O Governo do Estado finalizou o mês de janeiro sem cumprir a promessa de inaugurar as obras dos viadutos da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA).

Os dois viadutos, que compõem o sistema de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital, já deveriam ter sido inaugurados em novembro de 2013, conforme o calendário divulgado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) no último semestre.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), as inaugurações acabaram sendo adiadas seguidamente pelo governo devido às fortes chuvas que caíram na Capital e impediram que as fases finais de acabamento das duas obras fossem completados, principalmente no que se refere à etapa de implantação do asfalto. 

Um novo prazo para entrega dessas duas obras ainda não foi divulgado.

Faltando pouco mais de 130 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, o clima é de apreensão entre os cuiabanos, que temem o não cumprimento do cronograma de entrega das obras antes do Mundial.

O calendário, montado pelo Estado e divulgado pelo MidiaNews em dezembro passado, prevê a inauguração de pelo menos 17 grandes projetos até o maio deste ano, entre eles os dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs), a Arena Pantanal, o Fan Park, trincheiras, pontes e viadutos.

Viaduto da MT-040

Obra iniciada em fevereiro deste ano, o Viaduto da MT-040 (Rodovia Palmiro Paes de Barros) está sendo erguido no entroncamento da rodovia com a Avenida Fernando Corrêa e terá 445 metros de comprimento.

No primeiro momento, segundo a Secopa, apenas a parte de cima do viaduto será liberada para o tráfego.

Atualmente, teve início a construção da rotatória sob o elevado – que auxiliará na distribuição do trânsito da região –, que agora encontra-se na fase de drenagem do local.

Paralelo a isso, também está em andamento a pavimentação da pista marginal do lado esquerdo (sentido Centro-bairro), onde a etapa de drenagem já foi finalizada.

O viaduto será rodoferroviário, ou seja, será constituído de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral, e de uma via central permanente para a circulação do VLT.

Viaduto da Sefaz

Com formato de ferradura e 278 metros de extensão, a obra será constituída de duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno para os motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá.

O elevado terá 7,13 metros de altura em seu ponto mais alto e a pista terá de 9 a 11 metros de largura. O VLT – que fará o eixo CPA-Aeroporto – irá passar por baixo do viaduto.

Atualmente, foi finalizada a pavimentação sobre o viaduto, chamada de pavimento rígido. Agora, os trabalhos seguem concentrados nos encabeçamentos da estrutura.

Os postes de iluminação sobre o viaduto também já foram recolocados e, assim que for concluído o pavimento nas cabeceiras será executada a sinalização horizontal (na pista).

O grande objetivo da obra, segundo a Secopa, é solucionar o conflito de trânsito existente no local atualmente, principalmente nos horários de pico, como o início da manhã e o final da tarde, com a entrada e saída de servidores públicos do Centro Político Administrativo (CPA).





Fonte: Midia News

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