A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) confirmou, na quinta-feira (30), a realização do jogo entre Mixto e Santos no dia 2 de abril, pela Copa do Brasil 2014.
A assessoria da pasta ressaltou que esse é o único jogo oficial já agendado para o estádio, com exceção das quatro partidas pela primeira fase da Mundial de futebol, já programados para junho.
No entanto, a Arena Pantanal, que conta com 90% dos trabalhos concluídos – segundo a última divulgação feita pela Secopa – e tem previsão de entrega para fevereiro, deverá ser “testada” antes, com a realização de um torneio quadrangular entre times regionais.
Inauguração não confirmada
Apesar de o governador Silval Barbosa (PMDB) ter afirmado, no último dia 20 – durante visita do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke –, que irá entregar a obra até o dia 25 de fevereiro, a data não é confirmada pela Secopa.
Porém, segundo o cronograma montado pelo Governo do Estado, ao qual o MidiaNews teve acesso em dezembro passado, a expectativa é de que o estádio seja concluído no próximo mês.
O mesmo, aliás, foi exigido pela Fifa, durante visita de comitiva às obras do estádio.
Preços acessíveis
Segundo o direção do Mixto Esporte Clube, o jogo será o primeiro grande evento realizado na Arena Pantanal, e os preços para que a população possa conferir o jogo serão "simbólico", para facilitar o acesso.
Diante da autorização do Estado, deverá ter início imediato a promoção e divulgação do evento, a fim de garantir a lotação da casa.
A obra
Atualmente orçada em R$ 570 milhões, segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidade – feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal terá capacidade total para abrigar 44 mil torcedores após o evento.
Durante o evento, o estádio, que tem 300 mil m², possuirá capacidade para 41.390 torcedores.
Na reta final de construção, o estádio segue com a instalação das cadeiras nas arquibancadas e preparação do gramado que será palco de quatro jogos da primeira fase do Mundial.
Além disso, foi finalizado o telhado metálico do estádio e já foram instaladas 17 escadas de aço entre as arquibancadas e o gramado a fim de permitir uma rápida evacuação do público e garantir a segurança dos torcedores em situações de emergência, nos dias de jogos.
Ao redor do estádio, estão em execução as obras do restaurante (localizado no setor Norte) e a instalação da cerca de proteção ao redor da Arena, na cor verde – estrutura metálica fixada nos setores Norte, Oeste e Sul para garantir a segurança dos pedestres que circularão pelas proximidades de áreas com declive.
Também já foram instalados o granito nos quiosques e foram feitas a pintura da área interna, a captação de água das chuvas para uma lagoa que estará próximo ao estádio e a execução de projetos de paisagismos, entre outras.
Agora, o Governo do Estado espera que, além das cadeiras, sejam instaladas as estruturas de Tecnologia da Informação (TI), como telões e catracas.