Uma ponte de madeira sobre o rio Mureré, entre os municípios de Bom Jesus do Araguaia e Serra Nova Dourada (região do Araguaia), corre o risco de desabar caso não seja submetida a uma reforma. O presidente da Associação dos Municípios do Norte Araguaia (Amna) e prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, afirmou que a situação é bastante crítica e que os prefeitos da região já pediram providências ao governo e parlamentares federais e estaduais.
Desde o ano passado, os gestores estão alertando sobre os riscos, que ameaçam moradores de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Alto Boa Vista, São Felix do Araguaia e Luciara. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, afirmou que são necessárias providências urgentes, pois esses municípios correm o risco de ficar isolados. A ponte tem aproximadamente 50 metros de extensão e foi construída na década de 90. A situação se agravou há cerca de seis meses e o perigo maior está nas colunas que sustentam a estrutura.
Devido ao risco, está proibido o tráfego de caminhões com carga pesada. Foi colocado um calço de madeira como paliativo para reforçar a estrutura. Muitos veículos que transportam grãos estão percorrendo uma via alternativa, afastada cerca de 100 quilômetros, para evitar passar pela ponte. Veículos pequenos e ônibus ainda estão passando pelo local.