Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Politica MT
Segunda - 03 de Fevereiro de 2014 às 10:18
Por: Glaúcio Nogueira

    Imprimir


Laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) afirma que há semelhanças entre as assinaturas de Érica Patrícia Cunha da Silva Rigotti com a colocada em nome da empresária R.H.S.D. na procuração usada para a fraude em 2 terrenos, caso descoberto durante a operação “Aprendiz”. Os peritos só não confirmam com total exatidão o fato porque a suspeita não forneceu material grafotécnico considerado adequado.

O exame foi pedido pelos promotores do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), após a identificação de todas as pessoas suspeitas de participação na fraude. Uma das provas que auxiliaram na localização de Érica foi o documento de identidade apresentado junto ao cartório como sendo da empresária, que continha uma foto da suspeita. Junto com a cópia deste documento, o Gaeco tem o reconhecimento fotográfico dela, feito por testemunhas.

O laudo emitido pela Politec contém 35 páginas com a análise da autenticidade da procuração e identificação dos chamados punhos escritores das assinaturas, capaz de identificar o autor de uma rubrica, mesmo quando a pessoa tenta disfarçar no momento de produzir o material gráfico, confrontado com o documento periciado. “Ocorre, todavia, que toda a sua atenção ficará voltada para a forma, enquanto a movimentação do punho para criá-la, a gênese gráfica, não pode ser alterada”.

A amostra usada para analisar a participação de Érica, foi colhida em junho de 2009, o que, segundo os peritos, acaba prejudicando a questão da contemporaneidade. O ideal, segundo o relatório, seria que o material confrontado fosse produzido no máximo em 2011.

Mesmo assim, o confronto das assinaturas da procuração e do prontuário de Érica mostram 11 semelhanças, como no aspecto geral, no alinhamento gráfico, nos espaçamentos, velocidade, pressão, volume e dinamismo. São muito parecidos os traços usados nas letras R, T e nos pingos dos is, destacam os peritos.






Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/5771/visualizar/