A julgar pela avalanche de críticas e declarações de repúdio, ocorridas nos últimos dias pelas redes sociais, o termo mau gosto foi elevado a um novo patamar pelas mãos do Movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, ao lançar a campanha “Bunda de cigarro é lixo”. Com a prosaica missão de conscientizar os fumantes de que o lugar correto para jogar os restos dos cigarros é a lata de lixo, o movimento carioca resolveu usar como garota propaganda a derrière da Mulher Melancia e, como mote, a seguinte gracinha: “Ninguém gosta de bunda caída. Ainda mais caída no chão”. Começou então o bafafá. Diante da repercussão negativa, a direção do movimento anunciou nesta quarta-feira que a campanha foi finalizada nas redes sociais e passará por reformulação.
A campanha, divulgada em primeira mão pela coluna Gente Boa, no último dia 31, foi taxada de machista. A página do movimento no Facebook foi tomada por declarações de indignação. Até a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da prefeitura, emitiu nota de repúdio: a Secretaria expressa seu descontentamento e repúdio à campanha do Rio Eu Amo Eu Cuido, que associa o descarte de guimba de cigarro a uma imagem depreciativa da mulher. A secretaria é contra a mercantilização, exploração e exposição da imagem do corpo da mulher nas publicidades ou veículo de mídia. Uma de suas missões é valorizar e reforçar a autoestima e a imagem das mulheres. A campanha em pauta vai contra os valores defendidos pela SPM-Rio que fará esforços para sua retirada dos meios de comunicação", dizia o texto. A secretária da pasta, Ana Rocha, ainda usou mais munição.
- A campanha tem sofrido muitas críticas desde que foi lançada e eu espero que ela deixe de ser veiculada - declarou hoje ao GLOBO.
O desastre em que se tornou a tentativa de brincar com o termo em inglês “bunda de cigarro” e a bunda feminina ganhou espaço hoje até na edição eletrônica do jornal espanhol “El País”, que estampou a foto da bunda da Mulher Melancia, com o título “A única que está caída é a campanha”.
Um dos primeiros a manifestar repúdio à campanha nas redes sociais foi o designer gráfico Marcelo Martinez.
- É inoportuna, machista e sem noção. No momento em que se tenta mudar a imagem do Brasil como um lugar de bundas e se repudia o turismo sexual, vem essa campanha de tamanho mau gosto. Aliás, se é para ser sem noção, os autores da campanha poderiam agora aproveitar para lançar também uma nova campanha polêmica, desta vez contra a violência, com fotos da gangue de justiceiros do Flamengo prendendo a Mulher Melancia num poste com uma tranca de bicicleta. "Afinal, “bunda presa” é uma expressão super conhecida, não é? - ironiza o designer.
No fim da tarde de hoje, o grupo divulgou nota, na qual anuncia o encerramento da campanha: “O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido acredita que pequenas mudanças de hábito podem gerar grandes transformações. Acontece que provocar essas mudanças nas pessoas não é nada fácil. Chamar atenção de quem joga guimba de cigarro no chão é uma tarefa árdua. Foi preciso fazer muito barulho. Afinal, quimba, bituca, bagana ou até mesmo bunda, não importa o nome, importante mesmo é jogar o resto de cigarro no lixo. Mas acabou que a guimba no chão, que era para ser o foco, ficou em segundo plano no debate.”
Polêmica campanha do Movimento 'Rio Eu Amo Eu Cuido' contra o hábito de jogar o cigarro no chão Reprodução / Internet
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