Mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram em Cuiabá nesta quarta-feira (5) e foram levados para o pátio de um estacionamento em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Com isso, já são nove veículos no local. Ao todo, o VLT terá 40 composições. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), nas próximas semanas devem ser entregues outras quatro.
Cada vagão é formado por sete módulos, com capacidade para transportar 400 pessoas, sendo 77 sentadas. A primeira composição do VLT chegou a Cuiabá no dia 6 de novembro do ano passado. Já a segunda, os trens foram divididos em 12 partes, conforme a Secopa. As composições foram embarcadas no navio e depois transportadas de carreta do porto em Santos (SP) até Cuiabá. No total, cinco trens estão no Centro de Manutenções e outros quatro já deixaram o porto de Bilbao, na Espanha.
Serão construídas 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração. Porém, até a Copa devem ter sido construídas somente seis estações, entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, até o Porto, em Cuiabá. A obra está orçada em R$ 1,477 bilhão.
Duas linhas do VLT estão sendo implantadas em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Uma delas vai do Aeroporto Marechal Rondon até o Comando Geral da Polícia Militar, na região do Centro Político e Administrativo. A outra vai do Centro de Cuiabá até a região do bairro Tijucal.