Os dias que antecederam a disputa das medalhas no snowboard slopestyle nas Olimpíadas de Inverno foram marcados por acidentes, queixas e polêmicas em relação à pista no Parque Rosa Khutor, em Sochi. O mesmo agora acontece com o esqui alpino, na modalidade downhill. Na véspera da prova, o esquiador Bode Miller fez duras críticas ao percurso, classificou a pista como traiçoeira e lamentou: “Pode matar”.
Bode Miller atingiu 132 km/h durante os treinos e alertou para os perigos no Parque Rosa Khutor (Foto: EfeServicios )
O alerta feito pelo americano aconteceu após os treinos deste sábado. Miller, que tem 36 anos e pode ser o atleta mais velho a ganhar a prova olímpica, liderou a terceira bateria dos treinamentos e atingiu a velocidade de 132 km/h. Impressionou quem viu e ficou impressionado e aliviado quando o compatriota Marco Sullivan conseguiu escapar por pouco de uma colisão séria.
- Não me matar era o (objetivo) principal. A pista é muito traiçoeira. Essa pista tem dentes em todo canto. O topo é agressivo, as velocidades são tão altas e as curvas tão ondulantes e esburacadas que você pode se desequilibrar em qualquer lugar – disse o esquiador.
Marco Sullivan escapou de um acidente durante o treinamento deste sábado em Sochi (Foto: Reuters)
Sullivan quase se acidenta após ter perdido o controle depois de ter realizado um salto perigoso, o Bear's Brow. O esquiador seguia em alta velocidade rumo a uma cerca de segurança, mas conseguiu desviar. Antes disso, o esloveno Rok Perko caiu com força e saiu com o nariz sangrando. Dez esquiadores não conseguiram completar o trajeto da pista de 3.495 metros.
- Vocês viram Marco hoje. Não parece, é um lugar inócuo e não há nada lá, mas ele quase se matou. Se a queda não acontecesse daquele jeito, ele teria voado nas redes B a 121 quilômetros por hora e direto nas árvores. Aquele ângulo em que ele seguia é a pior área de escape do percurso inteiro, e é umas dessas coisas que, se você não estiver totalmente concentrado e prestando atenção, pode te matar nessa pista – acrescentou Miller.
Torstein Horgmo abandonou os Jogos após se acidentar no treino (Foto: Reprodução / Site Oficial FIS)
As queixas com a segurança no Parque Rosa Khutor são feitas desde os primeiros dias de treinamento. O norueguês Torstein Horgmo abandonou os Jogos por fraturar a clavícula em uma queda. Após o acidente, outros atletas reclamaram e a pista do slopestyle foi alterada. Alguns competidores afirmavam que os três saltos estavam grande demais, e outros reclamaram dos corrimãos, local onde Horgmo se machucou.
No total, foram três acidentes com atletas durante os treinos. Além do norueguês, a finlandesa Marika Enne, de 21 anos, bateu na neve no último salto do percurso foi levada do local por um tipo de maca feita de lona. A eslovena Cilka Sadar foi a terceira vítima e deixou a pista com a perna machucada. Temendo ser mais uma vítima da pista, o astro americano Shaun White desistiu de competir no local, que ele já haviaclassificado como intimidador.
A eslovênia Cilka Sadar sai carregada após queda em Sochi (Foto: Agência Getty Images)
A disputa do downhill do esqui alpino será às 5h deste domingo. O SporTV e a TV Globo transmitem a prova ao vivo. As Olimpíadas de Inverno vão até o dia 23 de fevereiro, e o SporTV.com fará cobertura diária em Tempo Real.