Um casal de Guaxupé (MG) passou por um susto durante a gravidez da mulher no início do ano. Pouco depois de descobrir que estava grávida, Priscila Juliana Silva perdeu o bebê. Mas o que era para ser tristeza terminou com um final feliz. Ao sentir novamente sintomas de gravidez, a mãe descobriu que estava grávida de trigêmeos e que havido perdido somente um dos bebês.
O susto temido
No Natal de 2013, os familiares de Priscila receberam uma grande notícia: a família ficaria maior. O tão esperado bebê finalmente estava a caminho. "Correu tudo bem. Eu fiz o pré-natal no SUS, encaminhou tudo direitinho, pediram todos os exames, ultrassom, tudo. Só que não deu tempo [de fazer]", conta Priscila. A futura mãe começou a sentir dores na barriga.
No dia 13 de janeiro deste ano, Priscila deu entrada na Santa Casa de Muzambinho (MG) e foi avaliada por dois médicos. Um deles percebeu que o caso era mais grave do que se imaginava. "Por ele ser um ginecologista, ele viu que as dores eram muito parecidas com quem tem gestação ectópica, uma tubária, ou seja, fora do útero", lembra Priscila. A mãe precisou ser operada com urgência e não houve tempo de fazer a ultrassonografia para saber como o bebê estava.
Mãe descobriu que estava grávida de trigêmeos ao perder um dos bebês (Foto: Michel Diogo/EPTV)
No mesmo dia, a paciente foi transferida para a Santa Casa de Guaxupé, onde passou por uma cirurgia de retirada de uma das trompas. "Normalmente o embrião desce para o útero, mas no caso dela o embrião começou a desenvolver na trompa e com isso, a trompa rompe e começa a ter hemorragia", explica a ginecologista Gabriela Simão de Lorenzo, que operou Priscila.
A cirurgia foi bem sucedida e dois dias depois, Priscila teve alta, mas a gravidez tinha chegado ao fim. "Era um sonho que praticamente tinha acabado em pesadelo. Todo mundo esperava essa criança. Eu já tive uma gestação de oito meses e eu perdi", lembra Priscila, emocionada.
Ultrassom mostra gravidez de gêmeos
(Foto: Reprodução EPTV)
A surpresa inesperada
Depois da cirurgia, ainda na fase de recuperação, Priscila começou a sentir cólicas e enjoos, sintomas que, naquele momento, não faziam sentido. Teoricamente, Priscila não estava mais grávida. Preocupada, ela então procurou outro médico que fez um novo pedido de ultrassonografia, e para o que parecia improvável, o exame não deixa dúvidas: Priscila está grávida. "Aí ela [a médica] falou que eu estava grávida de gêmeos, e que tinha sim acontecido um milagre comigo", conta emocionada a mãe. "Eu estava grávida, ainda 'né'. Ou seja, eu estava grávida de trigêmeos, perdi um e continuei com os outros dois no útero."
A médica falou que eu estava grávida de gêmeos, e que tinha sim acontecido um milagre comigo"
Priscila Juliana
Uma surpresa para a mãe e para os seis médicos que atenderam a paciente no último mês. A médica que operou Priscila para a retirada da trompa disse nunca imaginar que ela estivesse grávida de trigêmeos dessa forma, caso considerado raro.
Priscila encontra na fé uma explicação para o caso. "É pra provar que Deus existe pra todo mundo", afirma. O pai, que só acreditou na gravidez quando viu o resultado do exame, agora só fala na chegada dos gêmeos. "Eu estou feliz demais, não tem explicação, mas estou preocupado, porque é dois. Agora vou ter que trabalhar dobrado", brinca Júlio César Dippi.
Agora, a família só espera que tudo passe bem até a chegada dos gêmeos. "Que eles venham com muita saúde, e chegue até o final [da gravidez], sem nenhum problema", fala Priscila sem conseguir conter as lágrimas.