A presidente Dilma Roussef (PT) lança, na manhã desta terça-feira (11), em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de de Cuiabá), a safra de grãos 2013/2014 de Mato Grosso – Estado líder da produção no Brasil - e também o edital da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico).
A data sofreu uma alteração. Inicialmente, a visita estava prevista para o dia 7 deste mês.
Dilma virá acompanhada por ministros e será recebida por autoridades locais e membros dos partidos que compõem a base aliada ao Governo.
Os anfitriões na cidade serão o prefeito Otaviano Piveta (PDT) e o governador Silval Barbosa (PMDB).
A presidente desembarca em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá e, de lá, segue para Lucar no helicóptero presidencial.
Ferrovia
A Fico é a primeira parte de um projeto gigantesco que atende pelo nome de Ferrovia Transcontinental (EF-354).
No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada com 4.400 quilômetros de extensão.
Ela segue da Norte-Sul, região de Uruaçu (GO) para o Sudeste, cortando o Sul do Distrito Federal e Minas Gerais, até o litoral fluminense.
Para o Oeste, o plano indica a passagem por Água Boa, Canarana e Lucas do Rio Verde, seguindo na direção de Vilhena e Porto Velho, em Rondônia, e passando pelo Acre até a divisa fronteira com o Peru, na localidade de Boqueirão da Esperança.
Até o ano de sua conclusão, prevista para 2014, a previsão é de um investimento de R$ 4,1 bilhões.
Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO) com 598 quilômetros, a ser construído na segunda etapa, deve ser investido o total de R$ 2,3 bilhões.
Após ter sido eleita presidente, esta é a segunda visita da presidente Dilma a Mato Grosso.
Na primeira, a presidente participou da inauguração do Terminal Intermodal de Cargas de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), que faz parte da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte).