Mais 210 pessoas assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Regional Norte (Jardim dos Estados), receberam nesta terça-feira (10.12), a certificação de 10 cursos que foram distribuídos em 12 turmas. A qualificação profissional foi promovida pela secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (Secitec/MT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Mato Grosso (Senac-MT).
A finalidade da qualificação é inserir os beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação continuada (BPC) no mercado de trabalho. Com a profissionalização os usurários deixam de usufruir dos benefícios e passam a ter sua renda própria. A secretaria de Assistência Social contabilizou cerca de 2.500 cidadãos capacitados nos quatro CRAS do município, além de igrejas e Escolas, em 2013. A Evasão escolar destes cursos giou em torno 15% a 20%.
De acordo com a Interlocutora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, Jéssica Helena Corrêa, os cursos ofertados foram de balconista, auxiliar administrativo, depilação, manicure e pedicure, auxiliar de cozinha, agente de edemias por meio da Secitec/MT. Já o Senac/MT foi responsável pela ministração dos cursos de higienigista em serviços de saúde, porteiro e vigia, cuidador de idosos e salgadeiro. A carga horária mínima foi de 160 horas/aulas e a máxima de 300 horas/aulas intercalada nas segundas e sextas-feiras, durante dois meses e meio, com 24 profissionais garantindo capacitação básica e avançada a comunidade local.
A técnica da secretaria, Bernadete Miranda, na solenidade representando o secretário da pasta, Silvio Fidélis, disse que os cursos foram uma oportunidade única, e incentivou a comunidade a não desistir, porém, fomentar a toda comunidade a cerca desta qualificações que os CRAS oferecem. Na oportunidade, Bernadete agradeceu os colaboradores que desenvolveram os trabalhos de boa qualidade e afirmou que estas atividades não vão parar em 2014, mais oportunidades serão disponibilizadas à comunidade, um leque de opções em todas as Unidades dos CRAS. “A Assistência Social tem a meta de melhorar a qualidade de vida das famílias de Várzea Grande”.
Prestigiaram a entrega de certificados representantes do Senac/MT, Secitec/MT, a gerente do CRAS/Jardim dos Estados, Claudete Leite, equipe técnica da Assistência Social e comunidade local.