Um bebê foi abandonado em um condomínio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), no Parque Dourado, em Ferraz de Vasconcelos na manhã desta terça-feira (11), segundo informou a Polícia Civil. Um bilhete, provavelmente deixado pela mãe, acompanhava o recém-nascido e dizia que por ser viciada em drogas ela não poderia cuidar do bebê. De acordo com o delegado João Marcos Alencar, é provável que o nascimento tenha ocorrido pouco antes da localização. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o menino foi levado para o Hospital Geral de Guaianases.
"A criança estava dentro de uma sacola de feira e foi localizada por uma moradora da CDHU. Ela entrou em contato com a Polícia Militar, que acionou o Conselho Tutelar e a Polícia Civil", explica o delegado João Marcos Alencar, que registrou a ocorrência. Ainda segundo a polícia, com a criança havia um bilhete que, provavelmente, teria sido deixado pela mãe.
A moradora, que teve a identidade preservada pela polícia, localizou o bebê por volta das 8h, segundo a polícia. "Ao que tudo indica, a mãe tinha dado à luz durante a madrugada. Além disso, provavelmente, a criança estava bem e não apresentava lesões", detalha o delegado.
Ainde de acordo com o delegado, a mulher que localizou a criança prestou depoimento. "Ela disse que não faz ideia de quem possa ter feito isso. Nós apreendemos a sacola onde a criança foi localizada e a encaminhamos para a perícia", conta. Um boletim de ocorrência de "abandono de incapaz" foi registrado.
Conselho Tutelar
Na tarde desta terça-feira, a conselheira tutelar Maria Anair de Oliveira Felix disse que irá encaminhar um relatório sobre o caso ao juiz. "Ainda é cedo para falar de adoção, já que precisamos aguardar o desenrolar das investigações. Precisamos localizar a família num primeiro momento", explica.
Segundo o Conselho Tutelar, o bilhete informava que era o vício em drogas que impedia que o bebê ficasse com a mãe.
Exames
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o bebê passou por exames e foi encaminhado para vacinas nesta terça-feira. O quadro de saúde é estável e não há previsão de alta.