O ministro dos Transportes, César Borges, afirmou nesta terça-feira (11), em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), que a rodovia BR-163, que corta o Estado de Mato Grosso, será duplicada em cinco anos.
Borges disse que o objetivo é escoar a produção sem onerar o produtor rural. A duplicação da estrada, segundo ele, é uma determinação da presidente Dilma Roussef (PT).
“A presidente determinou que não houvesse falta de recursos e esforços”, afirmou o ministro, durante discurso, na solenidade de lançamento oficial da colheita da safra de grãos 2013/2014.
O ministro também garantiu que a BR-163 será asfaltada até o Porto de Miritituba (PA), no máximo, no final do próximo ano.
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Borges lembrou que o Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já duplica 260 quilômetros da rodovia, saindo de Rondonópolis (Sul de MT), passando por Cuiabá e chegando ao Posto Gil, no entroncamento com a BR-364.
“É para que o Estado de Mato Grosso possa escoar a produção e ampliar a fronteira agrícola, exportando seus produtos de forma mais barata, deixando mais recurso no bolso do produtor”, declarou o ministro.
Borges também lembrou que, recentemente, foi realizada a concessão da rodovia para a organização ODP (Odebrecht Transporte), que vai assegurar tarifa baixa.
“Não vai pesar no bolso do produtor rural. Nós conseguimos desconto no deságio da tarifa de 52%. Vai custar apenas R$ 2,60. Esse pedágio só poderá ser cobrado após ter o mínimo de 10% estrada duplicada, aquilo que é de responsabilidade da concessionária”, afirmou o ministro.
Ele disse, ainda, que o Governo fazer a duplicação da BR-364 do trecho que vai de Rondonópolis a Jataí (GO).
“Então, com a obra, a soja sairá em estrada duplicada até o Porto de Santos”, disse Borges, que foi aplaudido por uma plateia formada por agricultores.
Potencial
Recentemente, em Brasília, o ministro dos Transportes afirmou que o Brasil tem um potencial muito grande na agricultura e também condições de oferecer a logística necessária para o escoamento mais rápido e barato para produção.
“Em função de problemas existentes no escoamento da safra do ano de 2013, o Governo Federal determinou ao Ministério da Agricultura, junto com o Ministério dos Transportes e a Secretaria Especial de Portos, para que juntos, nós olhássemos as soluções para que o escoamento da safra se desse o mais rapidamente possível, sem maiores transtornos para populações, principalmente junto aos portos brasileiros”, disse.
Entre as medidas tomadas, a ação conjunta identificou outros portos, no Norte e Nordeste, onde pudessem ser embarcados os grãos, como o de Miritituba, Santarém, de Vila do Conde e de Itacoatiara, por exemplo.
Além de reforçar o uso dos modais hidroviário e ferroviário. Outra medida é o agendamento prévio do que vai ser escoado. Com isso, os caminhões serão monitorados desde a lavoura até o desembarque no Porto de Santos.
César Borges também lembrou que o Governo Federal trabalha com um macroplanejamento para que o país tenha eixos nacionais estruturantes de rodovias duplicadas, que passem pelos centros produtores de grãos e que tenham capacidade de absorver um tráfego muito maior.
O ministro ainda afirmou que o Brasil está trabalhando para ampliar o uso das hidrovias e para melhorar o uso no modal ferroviário.
“Também nós queremos melhorar o uso no modal ferroviário. Não só melhoramos atuais ferrovias existentes, mas ampliando, nós estamos concluindo a Ferrovia Norte-Sul. Praticamente ao final do ano, vamos estar ligadas ao Porto de Itaqui, no Maranhão, pela Ferrovia Carajás até a Norte-Sul. Da Norte-Sul até Estrela do Oeste e vamos através dela alcançar o Porto de Santos”, disse.