Uma ação social promovida por autoridades e entidades sociais tirou cerca de 30 pessoas das ruas no município de Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá). Segundo a Polícia Civil, foi realizada uma triagem seguida da retirada de moradores de rua, dependentes químicos em situação de vulnerabilidade que ocupavam ilegalmente espaços públicos e privados no Município.
Dos 30 moradores de rua, 6 eram dependentes químicos e foram internados para tratamento. Outras 6 foram devolvidas às suas famílias em suas cidades de origem, inclusive em outros Estados, mediante ação da Secretaria de Assistência Social do Município. Um dos moradores teve mandado de prisão preventiva cumprido.
De acordo com o delegado do município, Raimundo Ramonilson Carneiro Bezerro, a permanência dessas pessoas em determinados locais, embaraçava e impedia o uso da propriedade, conforme a função social.
Na ação, as pessoas receberam materiais de limpeza pessoal e foram conduzidos a instalações para se higienizarem, logo após receberam alimentação e foram identificados. “Eles forneceram dados para preenchimento de formulários com informações sociais, familiares e policiais,” explicou o delegado.
Raimundo informou que representará no Ministério Público pela internação compulsória daqueles que recusaram tratamento e reinserção social e familiar. O projeto foi promovido pela Polícia Civil em parceria com a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Comunidade Terapêutica Marcio Antonio Martins (CTMAM) e a Sociedade Civil Organizada. (Com Assessoria PC)