Uma breve explanação sobre algumas das ações da Segurança Pública para a Copa foi apresentada nesta terça-feira (11.02) durante reunião sobre o Planejamento Operacional para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em Cuiabá. O evento integra a agenda dos encontros realizados pela Caravana da Segurança, que está percorrendo as 12 cidades que irão sediar os jogos do mundial esportivo, e contou com as presenças do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, e o CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade.
O planejamento operacional da Segurança Pública nos principais locais com grande fluxo de pessoas, tais como aeroporto, rodoviárias, Fan Fest, rodovias, estádio e pontos turísticos, foi um dos tópicos apresentados. No rol desse planejamento, está a segurança na fronteira, que será reforçada.
Toda a infraestrutura e tecnologia para a segurança na Copa também foram explanadas aos presentes. A ampliação dos pontos de videomonitoramento foi enfatizado pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, como um dos principais benefícios do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que é a maior e principal obra da segurança para Copa.
Pelo CICCR, a segurança terá um maior alcance das áreas de interesse operacional, com um maior número de câmeras de monitoramento espalhadas em Cuiabá e Várzea Grande.
Um simulado e um evento teste já foram realizados também pela segurança pública, para testar as novas tecnologias recém-chegadas, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada. Nas duas situações foram avaliados também o aparato policial, as condições de atendimento e, principalmente, colocado em prática os cursos de capacitação que estão acontecendo, envolvendo profissionais da segurança da esfera municipal, estadual e federal, em 23 áreas temáticas voltadas para grandes eventos.
Ao final dos cursos, mais de 2.500 profissionais serão capacitados para atuar exclusivamente no evento Copa do Mundo em Cuiabá.
Na reunião sobre o Planejamento Operacional para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 também foram tratados outros temas importantes como a operação dos estádios, energia, transporte e mobilidade, aeroportos, acomodações, saúde e vigilância sanitária, meio ambiente, entre outros.