Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quarta - 12 de Fevereiro de 2014 às 18:20
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Ilustração

Cuiabá teve média de 2,5 carros roubados por dia no mês de janeiro, segundo os registros da Polícia Civil. Foram 80 casos - aumento de 105% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 39 roubos. De acordo com a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos da capital (DERRFVA), os principais alvos dos bandidos são as caminhonetes, as pick-ups e os carros populares.

De acordo com o delegado titular da DERRFVA, Antônio Carlos Garcia, após roubados os utilitários normalmente são transformados em 'dublê' –  ficam com os mesmos caracteres da placa de outro veículo, como forma de esconder o fato de que são produtos de roubo. “Depois, são vendidos para outras cidades e estados", disse. "E há também aqueles que não viram dublês, mas que são levados para a Bolívia”, acrescentou.

Os populares têm destino diferentes, segundo Garcia. Os criminosos têm escolhido carros não tão novos para que as peças possam servir para reposição, sendo vendidas para oficinas mecânicas, afirmou. “Quando recuperamos esses modelos, percebemos que eles não são levados para desmanche, mas 'depenados' para que os itens sejam comercializados pelos bandidos”, explicou.

O delegado alerta para que as vítimas de roubo não paguem o resgate aos bandidos e, sim, acionem a polícia. “Ao pagar para ter o carro de volta, a pessoa acaba incentivando a criminalidade. Cria-se uma indústria. O cidadão até pensa que está fazendo o melhor para ele, mas não é o melhor para a sociedade. E, amanhã ou depois, ele pode se tornar vítima novamente”, afirmou.

A quantidade de furtos de automóveis em Cuiabá também cresceu no mês passado em comparação com janeiro de 2013, passando de 41 para 61 – aumento de 48,7%.

Alertas
Garcia recomenda alguns cuidados que devem ser tomados pelos donos de automóveis, como não estacionar em lugares ermos e prestar sempre atenção a quem está em volta. “As pessoas precisam se preocupar com a segurança pessoal e parar de achar que as coisas nunca vão acontecer com elas. O sistema todo é falho. Falha a segurança pública, falha o sistema penitenciário. Então é preciso ficar atento”, recomendou.

O delegado também diz que a polícia tem registrado casos em que os donos esquecem a chave reserva dentro da pasta com o manual do veículo. “A pessoa pega o automóvel  na concessionária e acaba esquecendo de tirar a chave. Em alguns casos de furtos, os ladrões arrombam o carro para pegar objetos que estão dentro, mas ao perceber que a chave está ali, furtam o veículo também”, explicou.






Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/6081/visualizar/