Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Quarta - 12 de Fevereiro de 2014 às 20:48
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


O prazo para as autoescolas do país implantarem simuladores de direção veicular, inicialmente previsto para o início deste ano, foi prorrogado até dia 30 de junho de 2014. A informação foi veiculada através de nota, divulgada nesta terça-feira (11), pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A decisão veio após a realização de visitas técnicas realizadas pelo Denatran, que teve como conclusão que as autoescolas ainda precisam de tempo para se adequarem às normas técnicas para atender às necessidades que o equipamento necessita, como disponibilidade de internet, criação de unidades itinerantes ou móveis e centros de simuladores compartilhados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).

Djalma Nogueira de Souza, presidente do Sindicato de Centro de Formação de Condutores de Mato Grosso, informou que apesar das autoescolas de outros estados alegarem que ainda não tem condições de adquirir o simulador, as autoescolas de Mato Grosso, já estão se preparando para a instalação do equipamento desde novembro. “Nós já estamos nos adequando desde o ano passado. Desde o início deixamos claro que apoiamos a implantação do simulador. A medida é favorável tanto para as autoescolas, quanto para os condutores”.

O sindicalista ainda disse que o problema maior está sendo com os fornecedores das maquinas de simulação. “As 4 empresas homologadas para fornecer os simuladores, não estão conseguindo entregar o equipamento. A demora para a entrega chega a 120 dias, dependendo da situação”.

Mas, segundo Djalma ainda existe outros fatores que estão causando o impasse da implantação do simulador veicular nas autoescolas do Brasil. “A resolução ainda está na Câmara dos Deputados, e existem parlamentares que são contra essa medida e estão tentando derrubá-la. Ficaremos em alerta durante os próximos 15 dias, que é o prazo para que tudo se resolva”.

Sobre a obrigatoriedade 

Desde janeiro a resolução 444/13 que torna obrigatório o uso do simulador está em vigência. Alguns estados como, São Paulo, Rio Grande do Sul e Acre, já adotaram a medida. Esta resolução foi prorrogada em 30 de junho de 2013 para permitir o credenciamento de novas empresas fabricantes de simuladores.






Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/6093/visualizar/