Você comeria um embutido feito com bactérias encontradas em fezes de bebês? Pois, esta é a novidade criada por cientistas do Instituto da Catalunha de Pesquisa de Comida e Agricultura, na Espanha. Eles afirmam que as fezes dos bebês têm probióticos suficientes para trazer benefícios à saúde. Os dados são do jornal Daily Mail.
A equipe usou bactérias encontradas nas fezes de fraldas de 43 bebês com até seis meses de idade para fazer o embutido fermentado chamado fuet, tradicional da Espanha. Também fabricou o produto com cepas de probióticos comerciais e constatou que o embutido com quantidade suficiente de micro-organismos para trazer benefícios à saúde do intestino era o feito a partir das fezes. Os pesquisadores afirmam que o sabor permanece o mesmo do convencional.
Os probióticos são bactérias vivas que, quando consumidas, podem colonizar o estômago e ajudar na digestão. Para elas trabalharem, devem sobreviver aos ácidos digestivos e, por isso, os cientistas se concentraram nas encontradas em fezes humanas. Pesquisas indicam que o desequilíbrio das bactérias intestinais pode estar associado com câncer, diabetes e doença inflamatória intestinal.