Os funcionários responsáveis por manter a limpeza da cidade terão um dia especial na próxima segunda-feira (24). Antes de sair para o serviço nas ruas, eles irão assistir a filmes na Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, através do projeto Mostra Cinema Paradiso, de iniciativa dos organizadores do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que proporcionará duas sessões aos trabalhadores, das 7h às 8h e das 12h às 13h.
Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa concretiza o trabalho de inclusão que vem sendo realizado junto aos funcionários. “Sempre buscamos a inclusão social dos nossos trabalhadores – e esta iniciativa vem ao encontro de nosso esforço, proporcionando conhecimento e cultura a todos”, afirmou.
O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o projeto inovador da mostra, que “beneficia pessoas que nem sempre tem oportunidade de acesso a cultura”.
Neste ano, o projeto também contempla os moradores da Casa da Solidariedade Mãe Joana e os reeducandos do Centro Socioeducativo Pomeri.
O projeto trabalha para a recuperação da cidadania quando não é possível o acesso destas pessoas às salas de exibição.
Cinema Paradiso
A Mostra Cinema Paradiso tem como principal objetivo garantir o reconhecimento dos direitos sociais e culturais, inerentes à natureza do indivíduo. Esta mostra itinerante percorre instituições de saúde, assistenciais, prisionais e programas sociais com uma programação de filmes cuja temática procura minimizar os impactos causados pela atual condição destas pessoas.
Em comum, a impossibilidade temporária de liberdade – por confinamento voluntário e involuntário-, seja por motivo de saúde, problemas com a justiça, desajustes sociais e condições mínimas de sobrevivência que acabam limitando o acesso a bens artísticos.
Além das pessoas assistidas pelas instituições e órgãos envolvidos, os funcionários destes locais também são beneficiados pelo projeto. A mostra Cinema Paradiso melhora a qualidade do ambiente do trabalho e as relações, a partir do momento em que os envolvidos estão de frente ao mundo fascinante do cinema.
O projeto já acumula 15 anos, percorrendo instituições como o Programa Agente Jovem, Hospital do Câncer, AACC, Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de violência, Projeto Siminina, Projeto Ser Menino, Pronto Socorro Municipal, Programa Peti, Unidade Prisional Feminina Pascoal Ramos.