Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Sábado - 22 de Fevereiro de 2014 às 09:33
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


Luiz Alves/Secom-Cuiabá
Varredores e garis do Município: projeto trabalha para a recuperação da cidadania
Varredores e garis do Município: projeto trabalha para a recuperação da cidadania

Os funcionários responsáveis por manter a limpeza da cidade terão um dia especial na próxima segunda-feira (24). Antes de sair para o serviço nas ruas, eles irão assistir a filmes na Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, através do projeto Mostra Cinema Paradiso, de iniciativa dos organizadores do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que proporcionará duas sessões aos trabalhadores, das 7h às 8h e das 12h às 13h.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa concretiza o trabalho de inclusão que vem sendo realizado junto aos funcionários. “Sempre buscamos a inclusão social dos nossos trabalhadores – e esta iniciativa vem ao encontro de nosso esforço, proporcionando conhecimento e cultura a todos”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacou o projeto inovador da mostra, que “beneficia pessoas que nem sempre tem oportunidade de acesso a cultura”.

Neste ano, o projeto também contempla os moradores da Casa da Solidariedade Mãe Joana e os reeducandos do Centro Socioeducativo Pomeri.

O projeto trabalha para a recuperação da cidadania quando não é possível o acesso destas pessoas às salas de exibição.

Cinema Paradiso

A Mostra Cinema Paradiso tem como principal objetivo garantir o reconhecimento dos direitos sociais e culturais, inerentes à natureza do indivíduo. Esta mostra itinerante percorre instituições de saúde, assistenciais, prisionais e programas sociais com uma programação de filmes cuja temática procura minimizar os impactos causados pela atual condição destas pessoas.

Em comum, a impossibilidade temporária de liberdade – por confinamento voluntário e involuntário-, seja por motivo de saúde, problemas com a justiça, desajustes sociais e condições mínimas de sobrevivência que acabam limitando o acesso a bens artísticos.

Além das pessoas assistidas pelas instituições e órgãos envolvidos, os funcionários destes locais também são beneficiados pelo projeto. A mostra Cinema Paradiso melhora a qualidade do ambiente do trabalho e as relações, a partir do momento em que os envolvidos estão de frente ao mundo fascinante do cinema.

O projeto já acumula 15 anos, percorrendo instituições como o Programa Agente Jovem, Hospital do Câncer, AACC, Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de violência, Projeto Siminina, Projeto Ser Menino, Pronto Socorro Municipal, Programa Peti, Unidade Prisional Feminina Pascoal Ramos.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/6267/visualizar/