Grupo de papagaios foi solto em uma região de fazenda em Poconé. (Foto: Ingrid Grahn/Arquivo pessoal)
Há dois dias, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem realizado a soltura de 24 papagaios em uma fazenda, a 32 km de Poconé, distante 104 quilômetros de Cuiabá. Segundo a bióloga Ingrid Grahn, após a captura, as aves passaram por um período de readaptação no Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Fortaleza(CE), em seguida, foram trazidas de avião para Mato Grosso.
Conforme informou a bióloga, a fazenda para qual as aves foram levadas tem uma parceria com o Ibama e, há cinco anos, é utilizada para a soltura de aves. “Já existem vários papagaios nesse local, por isso aqui é mais propício para elas se adaptarem. Além do que, aqui não tem a questão da caça tão forte quanto lá”, exemplificou Grahn.
No processo de soltura, cercado de tela que abriga as aves é aberto no período da manhã. (Foto: Ingrid Grahn/Arquivo pessoal)
“Muitas dessas aves foram domesticadas, por isso nosso trabalho consiste na adaptação delas ao ambiente selvagem. O contato que temos com elas precisa ser rápido para não influenciar na adaptação”, pontuou. No processo de soltura, o cercado de tela que abriga as aves é aberto no período da manhã e algumas frutas são colocadas do lado de fora para estimular a saída.
No fim da tarde, o local é fechado novamente para evitar a entrada de predadores. O processo é repetido por alguns dias até que todas as aves deixem o abrigo. A alimentação é restringida a apenas milho, de forma que elas procurem por outros tipos de alimento.