Chuva intensa, cinco pontes caídas e 70% das estradas vicinais e ruas praticamente intransitáveis. Esta é a situação em Mirassol D’Oeste (390 Km de Cuiabá) e região, que foram castigadas pela chuva que caiu durante todo o final de semana, em grande parte de Mato Grosso. A prefeitura decretou estado de alerta no município. Em Barra do Bugres (159 Km de Cuiabá) rio já está próximo da ponte.
O estado de alerta foi decretado na última sexta-feira (21), pelo prefeito Elias Leal (PSD). Ele aguarda para esta segunda-feira (24), a conclusão do levantamento da Defesa Civil Municipal para decretar estado de emergência ou calamidade pública.
"Uma coisa que eu já tenho certeza é que precisaremos de ajuda do Governo do Estado e até Federal para iniciarmos um plano de recuperação das áreas devastadas pelas constantes chuvas que caem em nosso município", disse o prefeito a Rádio 14 de Maio Fm.
Em Barra do Bugres o cenário também é alarmante. Em menos de 24 horas o nível do Rio Paraguai subiu oito metros segundo os moradores e já ameaça chegar a ponte. Várias casas estão praticamente cobertas pela água e moradores de assentamentos e comunidades rurais, como o Cabaças, estão ilhados.
A mesma situação se repete em Cáceres (216 Km de Cuiabá) que também decretou estado de alerta. Com as fortes chuvas, os córregos Lavapés e Sangradouro tiveram seus níveis elevados em 24 horas. Caso o aumento continue vários bairros podem sofrer com os alagamentos. Já em Reserva do Cabaçal, duas pontes caíram e o tráfego de veículos de grande porte foi comprometido.