Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Esportes
Segunda - 24 de Fevereiro de 2014 às 09:39
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


A ginga passa dos gramados para a música. Ou seria o contrário? O meia Ronaldinho Gaúcho, craque do Atlético-MG, sempre teve um pé no samba, seja puxando o refrão entre os companheiros de time ou na conhecida sambadinha de comemoração após marcar um gol. Se já está mais do que consagrado nos campos do mundo inteiro, fora das quatro linhas é hora de investir em uma nova carreira, cheia de ginga: a de compositor. R10 já tem letras nas vozes de grandes nomes do samba e, não satisfeito, neste ano vai estrear no carnaval de Salvador, em cima do trio elétrico.

Durante a gravação da reportagem exclusiva para o Fantástico, o craque mostrou um lado que os torcedores que não estão acostumados a ver. Na intimidade de sua casa, na região metropolitana de Belo Horizonte, ele reuniu os amigos para uma roda de samba.

De chinelo e bermuda, Ronaldinho estava em casa em todos os sentidos. Rapidamente ele se acomodou na roda, puxou o tantan e começou o som. Ao lado dele estavam o grupo Amigos de Fé, de Belo Horizonte, e os cantores Jhama, do Trio Ternura, e EdCity, que recentemente gravou a música Vai Na Fé, com participação do jogador.

Todos os músicos presentes na roda estão envolvidos em projetos musicais com R10. O Amigos de Fé é apadrinhado pelo meia e já compôs uma música em homenagem a mãe do jogador - "Superação" foi escrita após Dona Miguelina superar o câncer. Ao lado de Jhama, Ronaldinho compôs músicas para o Trio Ternura e, com o cantor, até puxou alguns versos da canção "Vem Pra Mim", composição dos dois.

Mas não param por ai as parcerias de Ronaldinho Gaúcho. Se dentro de campo as composições terminam em comemoração da torcida atleticana, fora dos gramados as letras acabam nas vozes de grandes nomes da música brasileira, como o cantor Seu Jorge e o grupo Fundo de Quintal, ícone do samba brasileiro. Parceiros do Rio Grande do Sul, do grupo Samba Tri, também já gravaram canções de R10. Isso sem contar os passos fora do samba, como a participação especial na gravação da música “Vamos Beber”, da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo.

O meia explica a forte ligação que tem com a música e revela como surgem as ideias para escrever suas composições.

Ronaldinho Gaúcho canta em roda de samba (Foto: Rafael Araújo)

Ronaldinho Gaúcho reúne os parceiros e
canta em roda de samba (Foto: Rafael Araújo)

- Quando eu voltei para o Brasil, morei no Rio de Janeiro, com todos os meus amigos músicos próximos frequentando a minha casa, facilitou esse contato. Graças a Deus as oportunidades começaram a surgir, e começou tudo. Eu não gosto de dizer que sou compositor. Eu acompanho os compositores. As ideias vão surgindo. O fato de eu ouvir muita música e gostar de criar ajuda. Eu gosto de colocar nas músicas o que as pessoas estão vivendo ou o que eu já vivi - explica.

Enquanto os músicos esquentavam os instrumentos na roda, a carne ficava pronta na churrasqueira. Apesar de estar em Minas, tocando um som tipicamente carioca, não poderia faltar o tradicional churrasco gaúcho, inspiração perfeita para o camisa 10.

Primeira vez em Salvador

A parceria entre Ronaldinho e EdCity vai proporcionar para o craque uma experiência inédita. Por conta dos apertados calendários do mundo futebolístico, o meia marcará presença no carnaval de Salvador pela primeira vez.

 Estou empolgado. Futebol ainda é o primeiro plano, é a minha vida. Estou torcendo para que os horários batam todos certinhos e aproveite meu primeiro carnaval em Salvador.

Ronaldinho Gaúcho

Responsável pela ida do craque para a Bahia, EdCity relembra como começou a parceria.

 - Nós nos conhecemos em um festival de pagode em 2010, em Salvador. No ano passado, durante uma turnê na Itália e na Suíça, eu toquei na casa de shows de uma amiga dele e ela colocou em contato com ele de novo. Ai já começamos a gravar músicas por telefone.

Se o cantor domina o carnaval baiano, R10 terá a sua primeira experiência por lá. A prioridade é o futebol, mas o meia quer subir no trio e aproveitar ao máximo um dos carnavais mais famosos do mundo. 

- Para quem joga 90 minutos correndo daquele jeito, estou muito motivado e preparado. Vou a Salvador todo ano há mais de dez anos, sempre adoro, e agora musicalmente pintou a primeira parceria. Estou empolgado. Futebol ainda é o primeiro plano, é a minha vida. Estou torcendo para que os horários batam todos certinhos, para eu aproveitar meu primeiro carnaval em Salvador.

Ronaldinho Gaúcho e EdCity (Foto: Rafael Araújo)

Ronaldinho Gaúcho e EdCity prometem o hit do carnaval 2014 em Salvador (Foto: Rafael Araújo)






Fonte: GloboEsporte.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/6325/visualizar/