Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Cidades / Geral
Segunda - 24 de Fevereiro de 2014 às 16:55
Por: Adamastor Martins de Oliveira

    Imprimir


O nível de água do Rio Cuiabá está a poucos centímetros do permitido para entrar em situação de alerta por conta das fortes chuvas registradas no último final de semana. Conforme a Defesa Civil da capital, o rio chegou a 7,51 metros neste domingo (23), sendo que a partir de 7,5 metros já pode ser considerada situação de alerta.

O rio começou a abaixar nesta segunda-feira (24), mas, mesmo assim, a população ribeirinha deve ficar atenta. O nível está 7,42 metros na manhã desta segunda.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Oscar Amélito, afirmou que a altura normal considerada para esta época do ano é de cinco metros. Ele disse que, mesmo tendo baixado o nível da água, os técnicos estão vistoriando e alertando a população, não só as famílias que vivem às margens do rio, mas aquelas que moram em outros bairros de Cuiabá, como no Praeiro, Santa Isabel e Coophamil, cuja situação é mais crítica. Segundo ele, é importante que famílias ribeirinhas deixem suas casas nesse período.

Conforme o coordenador, 10 famílias já foram retiradas do Parque Atalaia na capital por conta de alagamentos. Os moradores foram encaminhados para casas de parentes e amigos. “Idosos, crianças e deficientes são prioridade porque têm mais dificuldades de locomoção”, comentou Amélito.

Apesar da situação de alerta, não haverá necessidade de que furnas fechem as comportas para reduzir a vasão de água da Usina de Manso, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. No local, são liberados 192 metros cúbicos de água por segundo.

A Defesa Civil orienta que, em casos de alagamentos, os moradores não tentem salvar os pertences. 






Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/6356/visualizar/