Cuiaba Reporter - cuiabareporter.com.br
Saúde
Quinta - 12 de Dezembro de 2013 às 12:27
Por: Felipe Pires Iasbik

    Imprimir


Uma mulher norte-americana ficou com a pele prata após o uso de um medicamento no nariz. Ela resolveu expor seu problema para alertar outras pessoas sobre o uso de determinados remédios. 


 
Rosemary Jacobs, de 71 anos, vive com sua condição irreversível há 60 anos. O problema é conhecido como Argyria, e começou a influenciar sua vida quando ela iniciou o uso de um medicamente de gotas nasais. 


 
O produto continha prata coloidal (CS), e desde seus 11 anos de idade iniciaram um processo de mudança na tonalidade de sua pele. A mulher foi diagnosticada com o problema aos 15 anos, quando uma autopsia revelou partículas de prata ligadas profundamente sob sua pele. 


 
A condição é provocada por exposição a formas químicas do elemento de prata. Isso faz com que a pele se torne azul ou “cinza-azulado”, devido ao acúmulo de prata no organismo. A condição não tem cura. 


 
A mulher que vive em Vermont, nos EUA, contou que começou a usar o medicamento nasal por indicação médica, devido a resfriados que sofria. Por toda sua vida ela teve que lidar com pessoas que a discriminavam, pensando que poderia ser uma doença contagiosa. 


 
Segundo a mulher, muitos acham que ela é uma bruxa. “Alguns até dizem que eu pareço com The Walking Dead”, contou. 


 
Além disso, ela sofreu discriminação em relação ao trabalho, recebendo diversas negativas quando buscava emprego. Em uma das diversas situações que ela enfrentou, uma aeromoça lhe deu um balão de oxigênio, pensando que o sangue havia drenado de seu rosto. 


 
Aos 36 anos de idade, em uma situação desesperadora, Jacobs passou por uma dermoabrasão de pele. Isso fez com que a camada superior de sua pele fosse removida. Seu rosto ficou curado, mas ela teve que conviver com uma aparência rosa e manchada com cores cinzas visíveis. Ela afirma que o resultado final não foi satisfatório. 


 
Após anos sofrendo preconceitos ela então decidiu expor sua condição, a fim de alertar outras pessoas sobre o problema. “Prata ainda está presente em diversos medicamentos vendidos na internet. Tomar algum deles pode arruinar sua vida”, comentou.


 
Recentemente um homem que ficou conhecido como Papai Smurf, que sofria com a mesma condição faleceu. As causas não estão ligadas ao problema.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://cuiabareporter.com.br/noticia/640/visualizar/