Mato Grosso do Sul já colheu 70% da área cultivada com soja no ciclo 2013/2014, o que representa cerca de 1,5 milhão de hectares de um total de 2,2 milhões de hectares semeados. O dado é do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga) e foi divulgado nesta terça-feira (25), pela Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS).
Conforme a entidade, no centro norte de Mato Grosso do Sul o trabalho está mais adiantando nos municípios de Camapuã e Costa Rica, que já colheram 80% das lavouras. No sul, Fátima do Sul já concluiu o procedimento e diversos outros municípios como Itaporã, Vicentina,Laguna Carapã e Juti, ultrapassaram o percentual de 80% de áreas colhidas.
O levantamento sobre o ritmo da colheita de soja no Estado foi feito em 26 municípios, que respondem por 86,36% da área cultiva com soja no estado. A falta de chuvas em algumas das principais regiões produtoras de soja em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, fez a entidade rever para baixo sua estimativa de produção para a safra 2013/2014, de 6,1 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas.