Nesta sexta-feira terá início a primeira etapa das matrículas via web para alunos da rede estadual de ensino. Conforme a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc), sete unidades
escolares de Cuiabá e Várzea Grande participarão deste projeto piloto.
A primeira fase começa a partir das 8h da manhã, do dia 28 de março, com o cadastramento de login/usuário disponível num link específico na página da Seduc (www.seduc.mt.gov.br). No dia 6 e 7 de março será a vez de efetuar a solicitação de matrícula no Sistema.
Essa etapa será mais rápida para aqueles que já tiverem se cadastrado. Para finalizar, os pais ou responsáveis deverão ir até a unidade escolar, dias 10 e 11 de março, munidos do comprovante de solicitação (gerado assim que for efetuada no Sistema) e efetivar o registro com entrega dos documentos do estudante na escola. Participam do projeto piloto as Escolas Estaduais Nilo Póvoas, Liceu Cuiabano e Presidente Médici, de Cuiabá, e Pedro Gardés, Fernando Leite, Elmaz Gattas e Adalgisa de Barros, na Várzea Grande.
A coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar da Seduc, Alcimária Ataídes da Costa, informa que não há nenhum processo de seleção de candidatos ou mesmo cadastro de reservas. Ela ratifica que a medida adotada pela Secretaria de Educação foi amplamente fundamentada e atende a um projeto democrático de total transparência para garantia do atendimento educacional.
Alcimária pondera que a solicitação e confirmação da matrícula via web obedecerá a ordem de solicitação realizada de acordo com o limite das vagas disponibilizadas. “Se a escola disponibilizar 30 vagas para um período ou uma turma ficará visível no Sistema. À medida que as vagas forem encerradas, os pais visualizarão uma mensagem quanto à indisponibilidade das vagas”.
A ausência dos candidatos, pais ou responsáveis na data de entrega da documentação, como previsto na Portaria, inviabilizará a confirmação da matrícula. A coordenadora informa que a Seduc tornará publica a nova disponibilidade de vagas, assim que as unidades escolares disponibilizarem as informações (com assessoria)