A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) contabiliza mais 3 mortes causadas pela dengue nas duas últimas semanas. Os novos casos, em investigação, se juntam aos outros 2 que aguardam confirmação. Conforme dados do bolteim, divulgado nesta quinta-feira (27), 678 novos casos da doença foram registrados no Estado.
As mortes suspeitas ocorreram nos municípios de Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte e Várzea Grande. A SES mantinha registro de mortes em Sinop e Cuiabá.
Em duas semanas, Cuiabá teve 54 novas notificações, saltando de 98 foi para 152. Rondonópolis havia contabilizado 96 e agora já conta com 151 casos. Sinop é o município mais alarmante, pulou de 431 para 693 casos e Várzea Grande por sua vez teve um aumento de 33 casos, passando de 50 para 83.
Apesar do significante aumento nos registros da doença, se comparado ao mesmo período do ano passado, o levantamento é positivo. Em 2013, Mato Grosso havia confirmado 15.588 casos, contra 2.077 deste ano.
A secretaria informa medidas simples que podem evitar a proliferação do mosquito: limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças d’água; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas d’água e os poços.